Grupo Lajes: Gestão de obras: Alguns dos erros mais cometidos

Ter controle sobre todos os aspectos de um projeto de construção é essencial para manter um orçamento de construção adequado, portanto, não cometa esses erros! Você geralmente não tem muito tempo para pensar sobre por que sua empresa de construção está tendo um desempenho insatisfatório. Seu foco está na resolução de problemas. Tudo depende da sua aprovação. Se você não estiver sempre por perto, nenhum projeto de construção ocorrerá. A gestão de obras tornou-se a sua principal missão de vida.

 

Assumir a responsabilidade pelo sucesso de uma empresa é uma tarefa assustadora. No mesmo dia você precisa resolver conflitos entre funcionários, faturar fornecedores e verificar o capital de giro da empresa. Por exemplo, há pouco tempo para monitorar e orçar a construção civil.

 

Considerando que tudo está bem, porque o projeto tem um orçamento no início, não há garantia de que a construtora terá um bom futuro. O orçamento deve ser sempre refeito porque o produto, fruto das obras de construção civil, é desenvolvido a médio e longo prazo. Isso deixa desenvolvedores e construtores vulneráveis ​​ao mercado.

 

Para as PMEs, é ainda pior!

 

Então seu estresse é infinito. Tem que monitorar tudo e não pode dar o controle a ninguém. Essa situação precisa mudar!

 

Listamos oito erros a evitar ao lançar uma revolução dentro de uma construtora. Tire um tempinho do seu dia para avaliar se você está fazendo algum deles.

 

1. Taxas mistas em gerenciamento de projetos

Em um projeto de construção, você tem custos diretos e indiretos. Nesse caso, tudo o que é gasto na execução se enquadra no âmbito das operações e dos custos diretamente relacionados ao produto subjacente da empresa.

 

Despesas administrativas como água, luz, telefone, materiais de armazenamento, sim, apoio ao projeto, mas não diretamente vinculadas. Para manter as finanças da sua empresa organizadas, crie centros de custos. Isso ajuda a analisar quais fatores têm maior impacto no fluxo de caixa.

 

Ao fazer esse processo, você pode evitar despesas confusas entre os trabalhos. Quando isso acontece, danos a um projeto de construção podem acabar sendo ofuscados por danos a outro. Isso não permite que você tome decisões estratégicas para evitar perder dinheiro para a construtora.

 

2. Não confia no orçamento de construção

Para conquistar clientes, você precisa fornecer um orçamento de construção rapidamente. Portanto, você nem sempre tem tempo para fazer todos os cálculos necessários para cada etapa do processo de construção.

 

Se não houver confiança no cálculo do orçamento, a construtora pode acabar cobrando mais ou menos. Então, qual é a melhor maneira de obter o valor justo?

É simples: você precisa de tecnologia para gerenciar seu trabalho.

 

Alguns sistemas para construtoras como o seu resolvem a tarefa de orçamentação de contratos de forma fácil e rápida. Isso porque, eles têm modelos prontos e valores padrão. Isso possibilita o preenchimento de apenas alguns campos, fornecendo detalhes sobre as fotos do projeto, além de outros dados.

 

Utilizando as informações fornecidas ao software, basta gerar um documento de proposta e enviá-lo ao cliente. Por isso, sua construtora não corre o risco de desistir da obra na metade, pois tem a certeza desde o primeiro contato com o cliente que lhe cobra um valor justo e cuidadosamente calculado.

 

3. Extrapolar o orçamento da gestão de obras

Da terraplanagem à seleção de tintas, é necessário manter seu orçamento sob controle para que você sempre saiba se suas despesas estão dentro da sua previsão. Mas fazer essa estimativa em uma planilha pode ser enganoso porque nem sempre há tempo suficiente para atualizá-las.

 

Se suas transações financeiras e contábeis não estiverem centralizadas no sistema, você acabará com retrabalho. Em outras palavras, os gerentes devem preencher as mesmas informações várias vezes em várias planilhas. Se ocorrer algum erro humano, seu orçamento sofrerá.

 

Portanto, você não sabe se está gastando demais porque não há um controle efetivo sobre os investimentos que a construtora faz em cada etapa. Portanto, além da orçamentação da obra, o monitoramento também deve ser feito.

 

Não adianta descobrir no final do projeto se você tem lucro ou prejuízo!

 

Uma forma de não extrapolar seu orçamento é parar de olhar os saldos de suas contas e perceber que você precisa encontrar ferramentas melhores para controlar seus investimentos.

 

4. Não confunda finanças pessoais com finanças da empresa

Se você usar seu cartão de crédito para comprar qualquer material relacionado a um projeto de construção, sua luz vermelha acenderá. Se você pagou despesas pessoais com dinheiro da empresa, o alerta vermelho pisca novamente.

 

Sua renda pessoal deve ser completamente alheia à empresa. Defina um valor para apoiar a mão de obra, estabeleça um orçamento claro e confiável e use os recursos dele para resolver os desafios financeiros do seu negócio. Preencher buracos não ajudará a identificar problemas financeiros reais!

 

O mesmo acontece com a tentadora ideia de aumentar a receita no final do ano. Você merece, sim. Mas primeiro, garantir o futuro da empresa.

 

Veja: Gestão de Obras, Como a Tecnologia Pode Ajudar?

 

5. Demora em fazer ofertas para potenciais clientes

Há cerca de uma década, houve um boom na construção civil. Isso também levou à escassez de materiais e preços mais altos. Hoje, o mercado se estabilizou e o PIB do setor caiu pelo quinto ano consecutivo.

 

Neste momento de incerteza, você precisa ter os consumidores ao seu lado. Uma das maneiras de mantê-los é responder aos seus desejos em tempo hábil. Se a sua empresa não o fizer, outros o farão.

 

Além disso, tente oferecer algo diferente aos clientes que já estão no orçamento.

 

A tecnologia certa permite que você confie no diferencial!

 

Imagine atender os clientes por meio de um portal online onde eles podem acompanhar seu trabalho diário e entender o custo de cada etapa. Isso já é possível com a tecnologia para que você possa eliminar a comunicação informal e sempre dar respostas em tempo real.

 

6. Não pagar os fornecedores em dia

“O cliente está sempre certo”. Saiba que esse ditado muito popular se aplica a todos, exceto quando você deseja que sua construtora seja bem-sucedida. Você já pagou multas por atraso mesmo tendo saldo? Isso mostra falta de organização.

 

Toda empresa pode ter motivos para não pagar os fornecedores em dia, mas existem quatro consequências inevitáveis ​​dessa falha?

 

  • Oportunidades de desconto perdidas;
  • Falta de confiança no mercado;
  • Sempre acaba comprando do fornecedor mais caro.
  • O custo do pagamento de juros.

Organize seu orçamento durante a construção e não passe pelo aborrecimento! Afinal, é hora de pagar o provedor porque você pode cair em cartões de crédito e empréstimos mal planejados.

 

7. Sem tempo

Você já experimentou uma ou mais dessas falhas até agora?

 

Sabendo que eles são, sim, a causa do seu estresse. Essa sensação desconfortável faz com que você perca a compreensão da empresa e a visão clara que precisa ter sobre o negócio.

 

Além disso, o trabalho em si não o ajuda a desenvolver relacionamentos pessoais mais significativos e duradouros com familiares e amigos.

 

Se você vive de combate a incêndio na gestão de obras e não tem tempo, não vai conseguir organizar sua construtora. Isso mostra que é preciso investir mais na organização dos processos internos do negócio.

 

Leia também: Documentos para construção, como ter e controlar

 

8. Sem administração não a gestão de obras

Sua empresa de construção tem muito poucos funcionários. Um ou mais deles são responsáveis ​​pela administração. Isso significa que eles são responsáveis ​​pela aquisição, incluindo engenharia e manutenção da sede da empresa.

 

A ligação com fornecedores, clientes, instituições bancárias e parceiros do projeto é a administração. Uma vez que são responsáveis ​​por tarefas diferentes, cada um deve seguir um procedimento claro.

 

Não basta fazer o trabalho, além de pagar em dia, é preciso organizar o trabalho administrativo e se preocupar em comprar coisas boas.

 

O maior erro aqui não é:

 

  • Documentos formatados para ordens de compra e ordens de serviço;
  • Canais formais de comunicação com os clientes;
  • Registros de contato com fornecedores;
  • Documentos contratuais com clientes, fornecedores e parceiros organizados na nuvem e em pastas físicas.

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