Grupo Lajes: Gestão de Obras: Como a Tecnologia Pode Ajudar?

GESTÃO DE OBRAS: COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR?

 

Com uma grande crescente no setor da construção civil, batendo recorde em contratações no primeiro trimestre de 2021, adotar soluções em tecnologia se tornou inevitável. Segundo a AB (Agência Brasil), passa de 5 bilhões o número de pessoas que neste momento estão portando um dispositivo móvel e, com isso, surgiu as oportunidades de diversos segmentos usufruírem desse dado, adotando a tecnologia como rotina em seus períodos de trabalho.

 

Na Construção Civil não pode ser diferente, pois como todo o mercado, vem buscando entregas nos menores prazos, com melhor qualidade e maior margem de lucro. Hoje, existem soluções especializadas em gerenciamento de obras através de tablets e celulares, otimizando o registro de dados, a comunicação entre a equipe, o direcionamento de frentes de trabalho, registro de ações e muito mais.

 

Pensando nisso, hoje decidimos apresentar um pouco sobre como a tecnologia pode de fato ajudar na gestão de obras, desde as pequenas até as gigantes, e quais as vantagens de investir para adotar novas soluções.

 

Quais as vantagens da tecnologia móvel na construção? 

 

Obras grandes, com vasta quantidade de matéria prima e recurso humano, extensas etapas construtivas, facilmente podem gerar complicações no controle de atividades, comunicação e produtividade. Com isso, o uso de soluções tecnológicas móveis otimizam os processos e evitam problemas futuros, através da visualização completa dos processos aos trabalhadores, comunicação imediata e até mesmo de forma remota.

Além de toda produtividade gerada através desse formato de trabalho, a tecnologia auxilia, e muito, na previsibilidade e prevenção de problemas, evitando o desencontro de informações. A análise de dados e registros também se torna mais eficiente, com uso de dashboards automatizadas que podem ser visualizadas através dos aparelhos móveis, da mesma forma que registra esses dados e os armazena com mais rapidez.

De fato, investir em tecnologia é uma das tendências para a construção civil.

 

Confira agora, algumas dicas de ferramentas indispensáveis para sua obra, independente do tamanho dela:

 

ERP 

ERP é um sistema de gestão empresarial, sendo uma das principais soluções para gerenciamento de processos, facilmente utilizado para processos de construção civil. Basicamente, ele une os dados de todos os departamentos, de campo e de escritório, automatiza processos e garante maior confiabilidade nas informações.

 

Software BIM

 

Além da visualização dos projetos em 3D, o software permite incluir as diversas instalações, como iluminação e hidráulica, para acompanhar o cronograma do projeto, visualizar os custos, os recursos humanos  necessários para a tarefas e garantir mais confiabilidade aos orçamentos e planejamentos da empresa, além de evitar erros.

Nuvem para gestão de documentos

 

Armazenar documentos em nuvem, além do benefício de existir opções gratuitas, ajuda muito no registro de informações e facilidade na hora de buscar por elas, dividindo em pastas relacionadas por setores da obra, fazendo com que todos tenham acesso ao mesmo tempo.

 

Organizador de tarefas 

 

Hoje, existem dezenas de opções online e gratuitas para distribuição e gerenciamento de tarefas dos envolvidos numa obra, com visualização por grau de urgência, prazos, responsáveis, opção de marcar atividades concluídas, atividades que estão dependendo de outros fatores e enxergar etapas já finalizadas.

Ter um organizador de tarefas na sua obra é essencial para garantir que todos estão totalmente por dentro de suas ações.

 

E aí, gostou do conteúdo? Que tal já aplicar essas ou ainda outras soluções de tecnologia para dispositivos móveis na sua próxima obra?

 

Tags
No Tag

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat