Grupo Lajes: Como ter uma construção mais eficiente

A indústria da construção tem grande impacto no PIB e no desenvolvimento de países ao redor do mundo. É a força motriz da economia global; no entanto, continua a enfrentar desafios em seu crescimento. Um desses desafios é Como ter uma construção mais eficiente?

 

A baixa produtividade crônica assola a indústria da construção. Um relatório do Construction Industry Institute descobriu que 44% do tempo dos trabalhadores da construção é desperdiçado. A Michigan State University relata que entre 42% e 51% de todos os projetos de construção se atrasam.

 

Uma comparação entre trabalhadores de manufatura e construção mostra que 87% e 58%, respectivamente, relatam sofrer de produtividade abaixo da média.

 

Os construtores precisam gerenciar muitas despesas importantes devido à forma como seus projetos são executados. Essas despesas geralmente deixam a construção mais eficiente. Além disso, muitas das razões pelas quais a construção tem baixa produtividade são devido à forma como os projetos são gerenciados.

 

Essas são as razões pelas quais pouco dinheiro é investido em tecnologia e treinamento. E é difícil inovar na gestão de obras devido aos processos manuais, baixo investimento em tecnologia e treinamento e dificuldade de acesso a recursos.

 

Como ter uma construção mais eficiente?

Muitas empresas ao redor do mundo e no Brasil estão implementando processos e ferramentas de construção enxuta para produzir mais com menos. Eles estão empurrando as coisas devagar, mas com firmeza, reduzindo a quantidade de trabalho desnecessário.

 

Isso ocorre porque os stakeholders exigem formas mais fáceis e eficientes de produzir seus produtos. Ao implementar esses métodos, as empresas estão economizando dinheiro e melhorando o desempenho de seus funcionários.

 

A equipe de Projetos de Capital e Transformação de Ativos da Deloitte trabalha com empresas durante toda a vida útil de um investimento. Ao implementar métodos de construção enxuta, essas empresas podem aumentar sua produtividade em 30% a 60% e reduzir seus prazos em 17%.

 

A equipe também trabalha com empresas em setores de alta intensidade de capital para aumentar sua produtividade. Por exemplo, uma equipe da Deloitte implementou métodos de construção enxuta em um projeto de construção de plataforma de petróleo.

 

Esses métodos resultaram em 19% a 36% mais produtividade do que os métodos tradicionais.

 

A Toyota se transformou em uma empresa de construção enxuta na década de 1950. Seus métodos foram derivados dos sistemas de Taiichi Ohno, que buscavam maximizar o valor e diminuir o tempo e o desperdício de materiais no processo de produção.

 

A construção enxuta continuou a oferecer soluções que ajudam as empresas a superar condições econômicas difíceis.

 

Veja Como a Tecnologia Pode Te Ajudar

 

As metodologias Lean melhoram as práticas de gerenciamento de projetos integrando métodos de produção eficazes. Uma vez implementados, esses métodos são implementados de forma coordenada entre a empresa e os participantes do projeto para aumentar a visibilidade do trabalho realizado.

 

Isso é para enfatizar a importância de envolver e colaborar com todos os participantes do projeto em toda a cadeia produtiva.

 

Segundo pesquisa da McGraw Hill Construction, as empresas que implementaram práticas enxutas em sua construção afirmaram que se beneficiaram de um mercado competitivo.

 

Essas empresas alegam aumento da confiabilidade do resultado da construção, aumento da margem de lucro, maior qualidade na construção, aumento da satisfação do cliente e redução de prazos e custos.

 

Os benefícios da implementação de práticas enxutas também foram declarados em um relatório da Oxford Economics. Além do dinheiro ganho, a construção enxuta traduz resultados econômicos em maior segurança nos canteiros de obras e produtos finais de maior qualidade.

 

Entender como um projeto ficará semana a semana requer a compreensão dos materiais necessários para completá-lo. Isso pode ser feito usando software de modelagem de informações de construção, como o BIM.

 

Os projetos podem ser modelados como uma cena 3D, o que permite que os líderes de projeto vejam como será sua programação de semana para semana, tornando assim sua construção mais eficiente.

 

Esse tipo de técnica ajuda a equipe a obter melhores resultados que de outra forma. Também reduz a quantidade de tempo e materiais desperdiçados enquanto melhora o produto final.

 

Muitas empresas que empregam programação visual descobrem que montam 400% mais peças médias cada vez que trabalham em um ambiente de campo.

 

O processo remove mais de 90% das restrições semanas após o término.

 

Leia Também: Índices e indicadores da construção civil

 

O medo de projetos exutos

Alguma resistência aos processos enxutos pode ser encontrada nos setores de construção em todo o Brasil. Um dos principais motivos dessa resistência é a forma tradicional como as empresas planejam seus projetos; é preciso sair desse método é focar na criação de projetos de maior valor para combater a resistência no país.

 

Os conflitos entre os ambientes de trabalho colaborativos surgem devido à cultura presente neles. Embora os projetos anteriores nunca tenham visto a colaboração como nada além de uma parceria, ganhos inesperados podem ser obtidos por todos os ambientes de trabalho colaborativos.

 

Também conhecida como micro contratação, vimos um movimento recente não apenas de empresas que contrataram seus serviços, mas também de empreiteiras que utilizaram processos enxutos em seu trabalho.

 

Muitos líderes empresariais chegaram à conclusão de que os procedimentos tradicionais precisam ser alterados para uma estrutura operacional enxuta. Em vez de uma hierarquia de comando e controle, eles preferem um sistema de equipes multifuncionais operando independentemente com responsabilidade direta.

 

Os líderes empresariais percebem que não há outra forma de ter uma construção mais eficiente na cadeia a não ser por meio de uma revolução na forma como os projetos são concebidos. Eles precisam mudar a forma como os projetos são gerenciados para criar processos mais enxutos que agreguem valor a toda a cadeia.

 

É claro que o alto desperdício no setor é difícil de ignorar.

 

Acompanhe nosso conteúdo pelas nossas redes sociais, e compartilhe este artigo caso alguém precise saber mais sobre essa informação.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat