Grupo lajes: Curiosidades da construção civil brasileira

A construção civil é um dos principais setores econômicos do país, consumindo bilhões de dólares todos os anos. Você já se perguntou o quanto o setor é importante para sua vida?

 

Pense em todos os lugares que você viveu. Todos esses lugares não existiriam sem empregos e todo o trabalho de construção. Não só é parte integrante de sua vida, mas também é muito importante para o país, a indústria da construção do Brasil tem alguns eventos extraordinários, eventos históricos e maravilhas que você pode não conhecer.

 

Ficou curioso? Então veja 7 curiosidades da construção civil brasileira!

 

1 – A construção civil movimenta muito dinheiro

Quanto você gasta em serviços de construção? Você sabia que esse setor é uma das principais fontes de renda da nossa economia? Em 2017, a área de construção civil representou cerca de 6,5% do produto interno bruto (PIB) total do Brasil.

 

Você sabe quanto é isso em reais? Cerca de 350 bilhões de reais!

 

Para entender a importância desse mercado, apenas a construção civil pode gerar mais receita do que os 24 estados brasileiros considerados individualmente. Apenas os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ganham mais do que a construção civil no país.

 

Em termos de emprego, a indústria gera cerca de 2,5 milhões de empregos, sua população supera a cidade de Brasília!

 

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2 – Construção civil no Brasil é responsável por grandes marcos históricos

Um dos principais projetos implementados, planejados e colocados em operação no Brasil é o sistema de transporte metropolitano, com destaque para o Metrô de São Paulo, considerado referência de qualidade, gestão e atuação em toda a América do Sul.

 

Embora não seja o metrô mais antigo do continente europeu (o de Buenos Aires inaugurado em 1913), o metrô de São Paulo transporta mais pessoas no menor espaço de tempo do que o metrô sul-americano “mais próximo”.

 

Lançado em 1974, o sistema conta com cerca de 200 trens transportando cerca de 4 milhões de pessoas por dia.

 

3 – As maiores obras de construção civil foram feitas durante as ditaduras militares

Falando do metrô, é interessante lembrar que ele foi construído durante a junta militar. Mas ele não foi o único exemplo da obra “gigante” produzida nesse período. Outros grandes projetos brasileiros que estavam em andamento na época incluíam a usina hidrelétrica de Itaipu, a ponte Rio-Niterói, centenas de viadutos em vários estados brasileiros, a Transamazônica, a fábrica de Tucuruí e muito mais.

 

Embora seja inegável a importância dessas obras e dos desenvolvimentos infraestruturais que elas desencadearam, a maneira como esses edifícios foram construídos é altamente questionável.

 

Naquela época, os contratos das grandes empreiteiras do poder público e das construtoras estavam repletos de más práticas como favoritismo, corrupção, etc., que resultaram no não pagamento das dívidas externas pelos próximos dez anos.

 

4 – Brasília construída do início ao fim em apenas quatro anos

Após assumir o cargo, o então presidente Yusellino Kubitschek tentou trabalhar com a Assembleia Nacional para agilizar a construção de uma nova capital nacional nas regiões centro e oeste do país, com vistas a transferir o centro político do país do Rio de Janeiro para Brasília.

 

A construção do Plano Piloto teve início em 1956 e a inauguração da capital nacional ocorreu em 1960.

 

A ideia era promover o povoamento das então escassamente povoadas regiões central e oeste do Brasil, bem como modernizar e posicionar a capital. Mais estratégico (mais distante da costa e potencialmente vulnerável).

 

Mais de 5.000 quilômetros quadrados de terra, os chamados candangos, foram construídos em muito pouco tempo por trabalhadores principalmente das regiões norte e nordeste do Brasil.

 

Cerca de 80.000 pessoas estiveram envolvidas na construção da cidade, projetada como um avião e contou com o belíssimo projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

 

5 – Edifício mais alto do Brasil há mais de 50 anos

Desde a década de 1960, o Brasil construiu milhares de arranha-céus em grandes e médias cidades do país.

 

Porém, nenhum projeto conseguiu superar as alturas do Edifício Mirante do Vale, localizado no Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo. Demorou cerca de 6 anos para o edifício atingir todos os 170 metros de altura.

 

6 – Edifício Copan: “A arquitetura que nunca estará pronta”

O Edifício Copan é uma das obras mais marcantes da arquitetura civil brasileira. Seu desenho curvo também foi projetado por Oscar Niemeyer, cuja obra começou em 1951.

 

A partir desse ano até a sua conclusão em 1966, o prédio foi abandonado por construtoras e posteriormente adquirido por outros investidores. O que chama a atenção nessa gigante do concreto, que é a maior estrutura de concreto armado do Brasil, é a diversidade de atividades dentro dela.

 

Além de apartamentos com os mais diversos orçamentos, o prédio conta com um grande shopping center e até eventos religiosos. Outra lenda em torno do Copan tem a ver com a sua manutenção: dada a sua enorme dimensão e o carácter do edifício, um dos pisos do edifício está em construção.

 

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7 – A alvenaria pode vender tijolos defeituosos se aparecer um comprador

Você já trabalhou como pedreiro em casa? Se sim, você já deve ter notado que ele acaba quebrando tijolos inteiros para usar seus fragmentos em obras menores ou até mesmo para outros fins como decoração.

 

Mas você sabia que pode comprar muitos tijolos quebrados ou defeituosos? Algumas cerâmicas oferecem preços especiais aos compradores que aceitam a compra de tijolos quebrados, que serão descartados.

 

Neste artigo, você consegue entender melhor sobre alguns fatos interessantes e sobre a indústria da construção civil, alguns marcos importantes e até mesmo as peculiaridades da construção.

É importante entender a relevância da construção civil no passado, para ver as influências causadas no presente e como isso é representado no nosso dia a dia. Lembre-se que a região é extremamente diversificada e a construção civil é um dos motores da economia brasileira desde o seu descobrimento.

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