Grupo Lajes: Inovação na Construção Civil - Conheça as 6 Tendências

Inovações na Construção Civil: conheça 6 tendências 

Pense comigo a seguinte situação: Um dentista no século 19 entra em um consultório dos dias atuais. Muito provavelmente ele ficaria perdido em meio aos aparelhos tecnológicos e todas as novas técnicas que foram criadas ao longo do tempo para melhoria do tratamento. Agora, se um profissional de obra e construção deste mesmo século estivesse presente nos dias de hoje, ele sentiria tanta diferença?

As inovações na construção civil se apresentam enquanto soluções que facilitam o trabalho no canteiro de obras, por meio de ferramentas, técnicas e materiais que otimizam o processo construtivo e o resultado final como um todo. As iniciativas ainda buscam resolver questões que aperfeiçoam a produtividade e garantem a sustentabilidade no setor.

Por que inovar na construção civil?

Assim como em qualquer mercado, a inovação é o que garante a sobrevivência e a renovação das empresas na construção civil. Na engenharia temos diversos exemplos ao longo da história onde a tecnologia permitiu avanços importantes. Em Londres, por exemplo, quando finalizaram as máquinas que perfuraram o solo que deu acesso ao uso de metrôs, a tecnologia permitiu que esse modelo de transporte fosse adotado em todo o mundo. A invenção dos super guindastes permitiu que construções mais altas fossem feitas de forma mais rápida.

De fato, a tecnologia aumentou e muito a produtividade nos canteiros de obra. Hoje,  o uso de drones e materiais sustentáveis, por exemplo, já é uma realidade no ramo, além de dispositivos que facilitam a idealização de um projeto ou soluções para o acompanhamento do cronograma de obras.

O uso dessas ferramentas e plataformas auxiliam em boa parte do trabalho de um engenheiro, que gasta um bom tempo no controle de entrada e saída de material, gerenciamento de problemas de pessoal e produtividade da equipe. Ou seja, toda a parte operacional pode ser automatizada para que o responsável possa investir tempo em tomadas de decisão ou estratégias para o projeto.

Confira 6 tendências de inovação para a construção civil que te ajudará na otimização de tempo, recurso e qualidade das sua obras:

Ferramentas para gestão de obras

Ainda hoje, é comum que as informações sejam anotadas manualmente em planilhas, o que pode trazer prejuízos no tempo disponível para o projeto e também no acompanhamento dos processos. Uma plataforma de gestão de obras é capaz de controlar a entrada de materiais no canteiro de obras, a utilização de cada um deles em cada estágio do projeto, a performance dos recursos humanos, o orçamento na construção civil, entre outros. Todos esses pontos podem ser gerenciados em uma mesma tela. Além disso, cada gestor envolvido pode acessar os dados em tempo real e de qualquer lugar.

Impressão 3D para maquetes

Com a tecnologia de hoje, é possível imprimir projetos 3D com mais de 30 opções de matéria-prima e mais de 4 mil combinações de cores. E hoje, já podemos encontrar máquinas que imprimem projetos de maquete integralmente, agilizando ainda mais o serviço de visualização.

Construções em steel frame

O steel frame, light steel frame, ou até “construção seca” como é chamada, é uma modalidade de construção constituída por estruturas de perfis de aço galvanizado, altamente racionalizada. O remate é feito por meio de placas, que podem ser de cimento, madeira e drywall. A principal vantagem dessa tecnologia é a limpeza proporcionada ao canteiro de obras, já que não há necessidade de usar água, conferindo maior  agilidade e economia e combatendo o desperdício de materiais.

Utilização de drones

Os drones já são usados em médias e grandes obras para medir o andamento de e chegar a locais de difícil acesso para fazer vasculhamento.

Além disso, o futuro ainda aponta para iniciativas que visam até mesmo à pintura de edificações com auxílio do equipamento. A divisão de pesquisa e desenvolvimento da Disney já apresentou um protótipo que é capaz de pintar paredes, com o objetivo de  substituir a necessidade de andaimes e escadas em grandes projetos, proporcionando economia e segurança.

Sensores mais inteligentes

Na questão da segurança do trabalho, os sensores podem “medir” se há risco de queda em um andaime, por exemplo. Mas, talvez, a melhor aplicação dessa inovação seja no aspecto de automatizar alguns processos corriqueiros da construção civil, como a medição do nível de concreto utilizado durante a concretagem de uma área, garantindo que não haja desperdícios de materiais.

Obra sustentável

Além do steel frame, citado acima, existem outras inovações que trazem sustentabilidade para uma obra, e que muitas ainda não praticam. É importante citar práticas como o reaproveitamento de água nos canteiros de obras, que otimiza o uso deste recurso para limpar equipamentos e diminuir o risco de alagamentos. Energia solar é outra medida que pode ser usada desde a construção. Além de ter baixo impacto ambiental, essa fonte de energia sustentável pode dar um diferencial competitivo, que colocará a construção sob um novo patamar frente aos compradores.

Gostou do conteúdo? Que tal começar a usar alguma dessas tendências na sua obra ou indicar a alguém hoje mesmo?

Lembrando que o Grupo Lajes é o melhor parceiro para a sua obra, fornecendo os melhores materiais para diversas áreas da construção civil. Confira todos os nossos produtos em nosso site e tenha a melhor experiência dentro do seu projeto.

 

Tags
No Tag

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat