Grupo Lajes Produtividade - 4 Dicas de Como Otimizar Seus Processos.

PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO: 4 DICAS DE COMO OTIMIZAR SEUS PROCESSOS.

Alta produtividade é o objetivo de qualquer equipe, independente da área em que atuam, isso envolve o alcance de custos mínimos, com rapidez e a melhor qualidade. Clientes cada vez mais exigentes quanto a prazos e serviços bem feitos torna a alta produtividade uma necessidade entre as equipes de construção civil, e otimizar os processos é essencial para quem busca combater dificuldades que o setor possa se deparar.

Os gestores de obra e líderes possuem um papel fundamental quando falamos de alto desempenho, já que são eles quem apontam o caminho a ser seguido, indicam as diretrizes e orientam todo o seu pessoal ao que deve ser feito, como e quando.

Se você busca aumentar a produtividade da sua equipe, ou você colaborador deseja ter um desempenho acima da média, continue lendo este artigo, pois separamos 4 dicas que levarão suas obras ao sucesso.

 

1. Realize um bom planejamento 

Não existe produtividade sem planejamento, uma gestão sem organização é a fator principal para um baixo desempenho dentro de uma obra. Se você quer ter proveito máximo de seus recursos humanos e materiais, evitando desperdícios e mantendo a melhor qualidade, é essencial ter um planejamento completo do início ao fim da obra. Assim, você controla os prazos e permite que o canteiro seja esquematizado para o trabalho fluir melhor.

Planejar é a etapa em que ocorre muito mais do que criar um cronograma de atividades. A troca de informações entre gestores, mestres de obras e operários também se faz fundamental para um desempenho produtivo, evitando atrasos e garantindo que não ocorram gargalos na hora de localizar falhas e entender os problemas.

 

2. Invista na logística de materiais no canteiro

Em grandes obras, ou até naquelas de médio porte,é totalmente comum que os operários tenham que percorrer longos caminhos para buscar e trazer materiais. Por isso, planejar uma logística e um bom layout de canteiro é extremamente importante. Com ele, conseguimos minimizar o tempo e a distância entre as frentes executivas e o estoque dos materiais, equipamentos e estações de trabalho.

Quanto mais perto e com mais facilidade estiverem os materiais dos profissionais, maior é a agilidade dos serviços e maior a produtividade da obra como um todo. Por isso, além de pensar em um layout funcional e que flua bem no início da obra, é crucial também pensar na logística dos locais. Assim, sempre que um novo serviço começa em outro local, como um novo andar, os estoques e centrais de trabalho podem ser movidos com facilidade para otimizar a execução dos serviços.

 

3. Dê atenção à produtividade em meio a obra. 

Existe uma conta simples, que de fato é uma verdade, quanto maior a produtividade menor o tempo de uma obra leva para ficar pronta. Agilidade na hora de executar cada ação, desde as mais simples até as mais complexas, significa também otimizar os recursos que você tem na mão, e isso inclui o tempo. Utilizar os insumos com sabedoria, faz com que você possa comprá-los com antecedência e evitar desperdícios, sem deixá-los chegar no prazo de validade.

O aumento de produtividade também gera lucro à empresa, que consegue tanto entregar em um menor prazo, sobrando tempo para novos projetos, como não tendo gastos fora do planejado com materiais e ainda gera cases de sucesso para aumentar o seu preço em futuras obras.

 

4. Faça uso da tecnologia para obras

 

A tecnologia já faz parte do dia a dia de qualquer mercado que busca produtividade e alto desempenho, proporcionando entregas mais rápidas e serviços melhores. Dispositivos móveis e softwares de gestão de obras estão cada vez mais presentes em empresas que prezam pela produtividade máxima. O acesso rápido a registros, documentos, planejamento, junto à uma clara visualização dos processos e atividades levam as construções a um novo nível de produtividade.

É interessante, ainda, pensar em soluções tecnológicas que tenham um sistema de apontamento. Dentre vários aspectos que fazem o apontamento ser uma ferramenta essencial dentro da obra, encontramos a análise de produtividade. Na verdade, um apontador bem treinado consegue medir mão de obra, equipamentos e o que cada um produziu ao final do dia.

Imprecisão de dados faz com que você não saiba onde está faltando produtividade e onde precisa melhorar. A falta de dados nos impede de abandonar o que está dando errado e implantar processos no tempo e no lugar certo para uma melhor obra. Tudo isso implica em gastos e tempo desperdiçados.

Se você quer melhorar a agilidade e comunicação na sua obra, você precisa se adaptar à tecnologia para a construção civil.

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso aos melhores conteúdos da construção civil e aumentar a produtividade da sua obra, seja ela de pequeno ou grande porte.

Lembrando que o Grupo Lajes é o melhor parceiro para a sua obra, fornecendo os melhores materiais para diversas áreas da construção civil. Confira todos os nossos produtos em nosso site e tenha a melhor experiência dentro do seu projeto.

 

Tags
No Tag

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat