Grupo Lajes: Construção ou Reformas - 10 Materiais que Não Podem Faltar

Construção ou reformas: 10 materiais que não podem faltar. 

Materiais de construção são insumos utilizados durante os processos de uma obra, seja ela construção ou reforma. Esses materiais podem ser obtidos por meio de processos industriais e químicos ou então retirados diretamente da natureza, como o caso da areia ou pedra.

Dentre as diferentes funcionalidades dos materiais de construção, contamos com materiais para vedar, proteger, fechar, revestir, suportar cargas e estruturas, e muitos outros. Hoje, neste artigo vamos trazer alguns tipos de materiais de construção mais comuns, presentes na maioria das obras e que muito provavelmente você também precisará na sua.

Conheça um pouco mais:

 

Quais os tipos de materiais de construção?

 

  • Areia

A areia é um agregado miúdo resultante da fragmentação de rochas como basalto, quartzo, sílica, calcário, granito e gnaisse. Possui diversas granulometrias classificadas em areia fina, média ou grossa. A areia é usada junto com o cimento na fabricação de concretos e argamassas.

  • Pedra Brita

A pedra brita é o agregado graúdo resultante da fragmentação mecânica de rochas como basalto, granito, gnaisse e calcário. Elas são classificadas em pedra brita 0 até 5 e é misturada com o cimento, areia e água para fabricação do concreto utilizado na construção das fundações, estruturas e calçadas.

  • Cimento

O cimento é um aglomerante hidráulico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. Sendo um dos materiais mais utilizados na construção civil, com ele é fabricado o concreto usado nas fundações e estruturas, e a argamassa utilizada no assentamento de blocos e revestimentos.

 

  • Concreto

Para a produção do concreto é necessária a mistura de cimento, água, areia, pedra brita e aditivos. Ele pode ser feito na obra ou comprado pronto. Ele é utilizado em qualquer tipo de obra, desde a fabricação de calçadas até peças estruturais de grande porte como viadutos.

 

  • Cal

A cal é obtida a partir de pedras calcárias e magnésicas extraídas e cortadas de minas e jazidas naturais. Sendo o primeiro aglomerante a ser utilizado na construção civil, hoje ela é utilizada na fabricação de argamassas de assentamento e revestimento, pinturas, misturas asfálticas, estabilização de solos, produção de isolantes térmicos, fabricação de blocos sílicos-calcários, entre outras aplicações.

  • Aditivos

Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido, sendo exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura. Existem vários tipos de aditivos e marcas. Há aditivos que alteram a fluidez das massas, o tempo de cura e a impermeabilidade, por exemplo.

 

  • Argamassa

A argamassa é uma massa homogênea com propriedades de aderência e endurecimento. Como o concreto, ela pode ser preparada na obra ou industrializada. Usamos a argamassa para levantamento da alvenaria e acabamentos de paredes e pisos, além de revestimentos de todos os tipos.

 

  • Madeira

A madeira é um material composto basicamente por celulose, hemicelulose e lignina. Ela é produzida por plantas lenhosas que comumente chamamos de árvores. Ela é utilizada em várias etapas da obra, por exemplo, as tábuas e sarrafos são usados para as fôrmas de concreto, os pontaletes como escoras de lajes, e os caibros, vigas e ripas nas estruturas dos telhados.

 

  • Telha

As telhas são as peças utilizadas conjuntamente na cobertura dos telhados das casas, edifícios, barracões, etc. Apesar de influenciarem muito na estética do imóvel, a escolha do tipo de telha e material deve considerar fatores como a incidência de chuvas, temperaturas médias e tipologia da construção. As telhas são responsáveis pela cobertura, proteção e conforto térmico das construções.

 

  • Materiais hidráulicos

Os materiais hidráulicos são as peças que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto do imóvel. Eles fazem o transporte da água da rua para a caixa d’água e os pontos de uso como chuveiros e torneiras.

Eles também são responsáveis pelo recolhimento e direcionamento do esgoto para a rede pública de tratamento e o escoamento das águas das chuvas.

 

 

 

Como armazenar os materiais de construção?

Cada material possui seus próprios compostos e por isso exigem cuidados personalizados para armazenamento. Porém, existem boas práticas que podem ser aplicados para todos os tipos de materiais, confira:

  • Armazene em locais cobertos ou sobre plataformas para evitar contato com a umidade.
  • Se não for possível usar um local coberto, recomenda-se cobrir os materiais com lona plástica
  • Leia com atenção as recomendações do fabricante para cada produto
  • Não armazene materiais ou produtos fora da data de validade
  • Nunca troque produtos de suas embalagens originais após serem abertos.

 

Conclusão

Como você pode observar, existem muitos tipos e variações de materiais de construção. Basicamente, para cada técnica construtiva existe um conjunto de materiais com especificações e medidas variadas para atender todos os tipos de projetos.

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso aos melhores conteúdos da construção civil.

Lembrando que o Grupo Lajes é o melhor parceiro para a sua obra, fornecendo os melhores materiais para diversas áreas da construção civil. Confira todos os nossos produtos em nosso site e tenha a melhor experiência dentro do seu projeto.

 

Tags
No Tag

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat