Grupo Lajes: Produção de Cimento 05 curiosidades sobre o uso do concret

5 curiosidades sobre o cimento



O cimento é o segundo material mais consumido pelo homem – depois da água. O mundo produz 5 bilhões de metros cúbicos de concreto por ano.

 

Isso é muito trabalho! Mas você sabia que não é só para construção civil? Suas origens podem ser rastreadas há mais de 4500 anos? 

 

Confira abaixo algumas das ideias fantásticas que separamos para você sobre o uso do concreto!

Origem do cimento

 

Estima-se que o cimento começou a ser usado de forma diferente da que encontramos hoje, há 4.500 anos. No antigo Egito, misturas de gesso calcinado eram usadas nas grandes construções da época.

 

Na Roma antiga, a palavra “caementu” era o nome latino para uma pedra que era naturalmente derivada de uma rocha em vez de uma forma quadrada. É por isso que hoje chamamos esse material de cimento.

 

Ao longo dos séculos, estudiosos de arquitetura desenvolveram várias formulações de cimento.

 

Não foi até 1824 que o construtor britânico Joseph Aspdin patenteou a fórmula conhecida como cimento Portland – uma referência à ilha britânica de mesmo nome.

 

Empreendedores queimam calcário e argila juntos. Depois disso, mova esta mistura carbonizada até um pó fino.

 

Após a secagem, quando misturado com água, torna-se tão duro quanto a pedra usada na construção.

 

Cimento romano super forte

 

Você já pensou que os grandes edifícios da Roma antiga ainda estão de pé depois de mais de dois mil anos?

 

Os pesquisadores descobriram que elementos do material vulcânico usado pelos romanos reagiam com a água do mar para fortalecer o edifício. Portanto, não erode com o tempo, apenas fica mais forte.

 

Então até hoje temos obras como o Panteão e o Coliseu. Essa curiosidade sobre o concreto foi publicada no American Journal of Mineralogy.

 

Produção


O cimento é feito principalmente de argila, calcário e gesso. As matérias-primas são extraídas das minas, trituradas e transportadas para as fábricas, onde são armazenadas, homogeneizadas e processadas em fornos e moinhos.

 

Ovos de cimento na produção de vinho

 

Não são apenas os construtores que usam cimento. Os enólogos (profissionais responsáveis ​​pela produção do vinho) desenvolvem diversos recipientes para fermentação de bebidas.

 

Estes incluem “ovos” de concreto, que têm a vantagem de manter uma temperatura constante. Este aspecto é crucial para a sobrevivência da levedura.

 

Além disso, os ovos de concreto têm a vantagem de permitir que o vinho respire pelos seus poros naturais.

 

Campeão de Cimento da China

 

Localizada no rio Yangtze, na China, a Barragem das Três Gargantas é a maior estrutura de concreto do planeta. Além de 230 mil metros cúbicos de concreto, a construção da hidrelétrica levou 17 anos.

 

Além disso, a China também é o país que mais consome cimento no mundo. Estima-se que 6,6 bilhões de toneladas foram usadas no país entre 2011 e 2013.

 

Esse número é superior às 4,5 bilhões de toneladas utilizadas pelos Estados Unidos ao longo do século XX.

 

Já que o tema é curiosidade, que tal aquele que te mata? Por que estamos falando de cimento? R: Agora vendemos cimento. Tem alguma dúvida sobre concreto? Entre em contato com nossa equipe e teremos prazer em ajudá-lo!

Siga-nos nas redes sociais

Category
Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat