Grupo Lajes: INCC

As pessoas usam números de índice ao calcular o valor de uma propriedade. Eles vêm em várias formas, como uma taxa de inflação ou um número de índice usado no financiamento imobiliário.

A economia e o setor de construção do país estão intimamente ligados por meio de números de índice, porque um afeta diretamente o outro e impacta os lucros com a venda de imóveis.

É aqui que entra o número do índice INCC; dá aos construtores os ajustes de custo adequados que mantêm seus custos gerais dentro de seu orçamento. Isso permite que os construtores tenham lucro ao vender um imóvel, o que inspira mais pessoas a entrar no ramo da construção.

É comum que os custos de construção aumentem ao construir novas casas. Isso ocorre porque o aumento dos custos de materiais de construção, como aço e cimento, geralmente são necessários para concluir a construção. Além disso, esse aumento no preço geralmente ocorre gradualmente ao longo do tempo.

Muitas siglas financeiras vêm do Brasil. Um deles é o INCC, que significa Índice, Taxa, Concessão e Juros. Determina impostos, índices e taxas de juros que afetam o valor de um imóvel quando ele é vendido. Isso é especialmente verdadeiro quando o financiamento do negócio ocorre.

O que é INCC?

Na década de 1950, o Índice de Custo da Construção do Brasil ou INCC era um sistema desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, também conhecida como FGV. Esse índice media os custos de construção de moradias e acrescentava novas categorias de mão-de-obra e materiais ao seu sistema.

O processo de coleta de dados começou apenas com informações do Rio de Janeiro. No entanto, quando o nome INCC foi formado, Nacional foi incluído – tornando-se a sigla internacional. Atualmente, existem sete principais pontos de dados usados ​​no cálculo do IGP.

Além disso, desde 1985, ocorre a integração de materiais, equipamentos, mão de obra e tecnologia no cálculo do Índice Geral de Preços.

O objetivo desse índice é garantir que os custos de construção mudem conforme as flutuações do mercado. Isso torna possível ajustar o tamanho dos empréstimos hipotecários à medida que os projetos de construção avançam.

Ele também funciona para distribuir os custos de construção uniformemente entre todas as partes envolvidas. Isso funciona porque permite que todos compartilhem o custo sem precisar pagar uma conta enorme.

Quais as vantagens desse índice?

Como a maioria das obras no Brasil dura mais de um ano, adicionar tempo extra à sua conclusão aumenta significativamente o custo e o preço geral do projeto.

Isso não é levado em consideração ao criar um orçamento inicial e dificulta a manutenção de preços que não sejam competitivos e justos para ambas as partes. Um índice financeiro como esse é necessário para que o aumento dos custos seja contabilizado no cálculo do custo final e preço pago pelo cliente.

Como os dados do INCC vêm de construtoras e estatísticas nacionais, os clientes têm a confiança de que ambas as partes não estão perdendo dados. Além disso, eles sabem que as construtoras não estão cobrando preços abusivos, pois os custos aumentam a cada dia que passa.

Quais as modalidades do INCC?

As datas de coleta de dados do INCC variam de acordo com a modalidade do INCC. Cada modalidade de INCC possui datas distintas; por exemplo, a modalidade OBGYN tem duas datas distintas.

  • O INCC-DI registra apenas as variações de preços da construção civil no mês de coleta dos dados. Isso é para desconsiderar quaisquer mudanças de preços causadas pelas exportações.
  • O INCC-10 considera o custo dos materiais de construção utilizados para habitação na variação do 11º ao 10º mês de um determinado ano.
  • O índice INCC-M abrange o período compreendido entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês referenciado. Leva em consideração tanto as exportações do mercado de construção civil quanto a variação de preços para todo o mercado.

Para calcular a inflação de um determinado ano ou meses, a FGV soma todos os valores coletados durante a coleta de dados. Depois disso, os resultados mensais são divulgados. Vale ressaltar que os cálculos são feitos ao longo da coleta de dados, o que pode levar alguns dias para

completo. Essas informações permitem que os consumidores vejam o quanto suas despesas variam ao longo do tempo.

Como o INCC é calculado?

Os dados da pesquisa são combinados com os preços para criar uma média ponderada. As quatro partes da pesquisa são separadas em materiais, equipamentos, serviços e mão de obra. Dados de sete localidades diferentes — Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Brasília e Porto Alegre — são combinados e ponderados para os cálculos do sistema.

Os dados são provenientes de construtoras das cidades analisadas. Isso explica o sistema de ponderação, que incorpora diferenças entre os pesos das cidades e os tamanhos do mercado de construção. O resultado são três categorias de materiais: acabamentos, materiais estruturais e de instalação.

A construção com INCC representa 10% do IGP e garante mais segurança e segurança para construtores e compradores. Com isso, os custos acrescidos do INCC são absorvidos pela taxa de inflação do país e não pelos compradores individuais ou construtores. Além disso, essa garantia adicional beneficia ambas as partes igualmente.

INCC significa custo incremental de construção, que é importante para a indústria da construção, empresas e consumidores.

Acompanhe nossos artigos e o nosso conteúdo para saber mais sobre construção civil.

Leia também – Relatório de Obra: como preenchê-lo corretamente?

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat