Areia e Brita quais suas variedades e curiosidades

Uma construção para ela ser executada existem várias etapas, que vão desde o planejamento até a compra de cada produto usado na obra. Um deles é a areia, porém, quando se fala dela, a maioria das pessoas acredita que existe um único tipo. Entretanto, para cada parte da obra é necessário um tipo de areia diferente.

 

Já a brita ou pedra britada é um material muito utilizado na construção civil. É composto basicamente por pedras, mas é considerado um material artificial, pois é produto do processamento industrial de rochas maiores encontradas na natureza.

 

Nesse artigo o Grupo Lajes te informa sobre as curiosidades variadas referentes a Areia e Brita, vamos lá?

 

O que é a areia e do que ela é composta?

A areia de construção é formada em sua maior parte por quartzo, contudo se a composição da rocha for mesclada, poderá conter outros minerais, como: magnetita, mica, feldspato ou outros.

 

O que é areia lavada?

A areia lavada, ou areia natural, é a mais utilizada nas obras. Ela é extraída dos leitos dos rios através de dragas de sucção. As dragas bombeiam a água contendo areia para lagoas de decantação, onde o material sólido é separado da água devido à diferença de densidade.
Dentro da areia lavada, separamos em três tipos: lavada fina, lavada média e lavada grossa, com diâmetros e uso específicos:

 

– Areia lavada fina: É usada na fabricação de argamassas para revestimentos internos, como reboco fino e liso, e os grãos têm entre 0,05 a 0,42mm.

 

– Areia lavada média: Seus grãos possuem entre 0,42 a 2,00mm. Utilizada na fabricação de argamassas para assentamento de blocos, tijolos e concreto.

 

– Areia lavada grossa: Na maioria das vezes é usada na fabricação de argamassa para chapisco e concreto, seu diâmetro varia entre 2 a 4mm.

 

Areia Usinada

Também conhecida como industrializada ou de brita, este tipo de areia é resultado da britagem das rochas, ou seja, vem da fragmentação mecânica das pedras.

 

O nome se dá justamente porque ela se origina de um processo artificial e controlado. Um ponto positivo desta opção é que atende todos os rigores operacionais e técnicos podendo substituir a areia lavada.

 

Areia de brita

Um agregado proveniente da rocha Gnaisse que se encaixa em todas as etapas da construção, da base ao acabamento.

 

Aquele material fino, conhecido no passado como pó de pedra ganhou suas classificações, foi aprimorado e inserido no mercado para aplicações paralelas ou em conjunto com as pedras britadas.

 

Principais benefícios da areia de brita:

 

Granulometria contínua;
– Isenção de matéria orgânica;
– Produto padronizado;
– Otimização do uso de mão de obra;
– Redução do impacto ambiental.

 

O que é areia reciclada?

Entulhos, materiais de demolição, entre outros resíduos de construção de Classe A, quando devidamente separados e moídos, geram os chamados agregados reciclados. E entre os agregados reciclados temos a areia reciclada.

 

O que é areia para aterro?

A areia para aterro é uma mistura de areias de diferentes granulometrias com solo não contaminado e impurezas orgânicas, como galhos e folhas.

 

O que é pedra brita?

A pedra brita é o agregado resultante da fragmentação mecânica de rochas como basalto, granito, gnaisse e calcário.

 

O que é pedra brita natural?

A pedra natural que dará origem à pedra brita é retirada de jazidas ou minas através da decapagem do terreno e desmonte das rochas.

 

Pedra brita 1
Com diâmetros de 9,5 a 19mm, a pedra brita 1 é mais utilizada na construção civil. Ela está presente na produção de concreto para colunas, vigas, lajes e fundações.

 

Pedra brita 2
Já a pedra brita 2 tem diâmetros de 19 a 25mm. Ela é utilizada na fabricação de concreto de alta resistência para grandes estruturas e pisos de alta espessura.

 

Pedra brita 3
Com diâmetros de 25 a 50mm, a pedra brita 3 não é utilizada na fabricação do concreto. Ela é destinada a obras de base, como nivelamento de linhas férreas, instalação de drenos e obras de aterramento.

Pedra brita 4 e 5
Já a pedra brita 4 e 5 possuem diâmetros acima de 50mm e são muito utilizadas em obras de fossas sépticas, estações de esgoto e lastros de ferrovias.

 

O que é pedra brita reciclada?

Entulhos, materiais de demolição, entre outros resíduos de construção de Classe A, quando devidamente separados e moídos, geram os chamados agregados reciclados. E entre os agregados reciclados temos a pedra brita reciclada.

 

Como usar Areia e Brita na obra? Como usar Areia e Brita na obra?

AREIA

A areia é geralmente vendida em sacos de 10, 20 e 25kg ou à granel (entregue por caminhões basculantes, geralmente por m³). Vai comprar areia? Então verifique sua origem para evitar transtornos:

 

Toda empresa que faz extração precisa ter a autorização do Ministério de Minas e Energia, um alvará municipal, licenciamento ambiental e a autorização de intervenção para áreas de preservação. Confira cada item para se assegurar do que está comprando.

 

Outro ponto é inspecionar o produto, ou seja, após avaliar a documentação conferir se de fato o produto tem qualidade.

 

Areia suja ou úmida nem pensar, por isso a dica anterior é tão importante no processo de compra, porque se você confere ante pode exigir da empresa, do contrário correrá o risco de receber areia com óleo, galhos e muita terra, o que pode impactar muito na qualidade, durabilidade e resistência da argamassa e concreto.

 

E você sabia que o volume de areia úmida é muito maior que a seca? Ou seja, você corre o risco de pagar o valor de uma quantidade e receber outra na obra.

 

E o armazenamento de areia como deve ser feito?

Em local de fácil acesso tanto para quem vai entregar, quanto para os operários da construção.

 

Já ouviu falar de baias com blocos ou tijolos? São bem úteis para separar as areias por granulometria (tipo de material), principalmente em obras grandes, podendo chegar a 1,2 m de altura cada uma. Além da separação, evitam que a chuva carregue ou traga outros resíduos externos na mesma. Uma outra opção é usar madeira ou outro material para comportar a areia. A cobertura dessa área precisa ser feita com lona, que é impermeável.

 

PEDRA BRITA

A utilização da pedra brita, com granulometria correta, garante que o concreto tenha poucos espaços vazios. Esta característica aumenta a resistência do concreto e ainda economiza na quantidade de cimento.

 

Além de ser fundamental na fabricação do concreto, a pedra brita também é utilizada para nivelar o solo e isolar as armações de aço antes da concretagem de estruturas e fundações.

 

Como armazenar a pedra brita?

A pedra brita deve ficar em lugar de fácil acesso para o caminhão da entrega e para os trabalhadores da obra.

 

Recomenda-se fazer baias com blocos ou tijolos para armazenar as pedras e areias separadas por granulometria e tipo de material.

 

Conhecendo os vários tipos de brita ou pedra britada, você pode saber qual a mais indicada para a sua obra, para que assim o concreto tenha a melhor qualidade possível, evitando manutenções constantes.

 

Gostou do nosso artigo? Fique por dentro do nosso blog semanal

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat