Obras em período chuvoso E agora

Para evitar atrasos, superfaturamento e desperdícios ao decorrer de uma construção, é fundamental elaborar um bom planejamento de obras. Nesse sentido, há vários fatores que devem ser considerados, como o estudo das características do clima local, que se relaciona com os cuidados necessários para se fazer uma construção em período de chuvas.

 

Quem trabalha no setor da construção civil sabe como é difícil manter o ritmo de trabalho em dias de chuva na obra. Materiais podem ser perdidos, estruturas recém-construídas podem ser danificadas e algumas atividades precisam ser paralisadas. Além disso, ainda é necessário ter atenção redobrada com a segurança, já que podem acontecer deslizamentos de terra, acidentes com andaimes e equipamentos que liberem descarga elétrica.

 

COMO MANTER A ORDEM NA CONSTRUÇÃO EM PERÍODO DE CHUVAS?

Antes de iniciar qualquer construção, por via de regra, pesquisar e entender o clima da região é fundamental. Acompanhar a previsão do tempo durante todo este período também é uma ótima estratégia para delimitar cada fase, o que será feito e por quanto tempo. Prevenir a obra de mudanças climáticas bruscas que possam comprometer não só o trabalho realizado, mas também os colaboradores, é o tipo de assunto para ser apresentado no momento de elaborar o planejamento do projeto. Os estudos de clima, tempo e espaço devem ser discutidos em conjunto com a construtora, engenheiros e clientes para estabelecer medidas eficazes do que fazer para que as obras seguem dentro do tempo previsto.

 

QUAIS CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS NESSE PERÍODO?

Apresentaremos alguns dos cuidados necessários em construções no período de chuvas:

 

Evite acidentes de trabalho
Com chuva, a visibilidade no canteiro de obras fica consideravelmente afetada, criando um cenário propício para ocorrência de acidentes de trabalho. Dessa maneira, é relevante reforçar a sinalização nos pontos considerados de risco, principalmente em áreas de escavação e nas que abrigam geradores de energia.

 

– Reveja a logística
Mesmo tendo cautela e tomando todos cuidados, fortes chuvas podem obrigar sua equipe a paralisar totalmente o serviço. Com a obra parada, a demanda de suprimento e a logística geral do canteiro de obras são diretamente alteradas. Ou seja, é preciso ter atenção principalmente aos fornecedores, já que não faz sentido comprar material se ele não for utilizado.

 

– Estoque bem os materiais
Certificar-se que todos os insumos da obra estão estocados da forma correta é fundamental para evitar perdas e gastos extras. O cimento, por exemplo, é um insumo perecível, que fica empedrado quando entra em contato com a água, o que inviabiliza o seu uso.

 

Tenha um planejamento
Durante a etapa de planejamento da obra, naturalmente são verificadas as características climáticas do local. Entretanto, mesmo com poucas chances de ocorrer chuva, é importante fazer o constante acompanhamento da previsão do tempo.

 

QUAIS DIFICULDADES VOCÊ PODE ACABAR ENFRENTANDO NA OBRA NO PERÍODO CHUVOSO?

– Poças d’água
Principalmente em ambientes planos, a formação das indesejáveis poças d’água é esperada em tempos de chuva. Por via de regra, toda construção deve ter um pequeno desnível de alguns centímetros para fora da casa, fazendo com que as águas sejam escoadas no momento ou mesmo depois da chuva.

 

– Barro
No quesito limpeza, reformar sua casa em épocas de chuva representa vantagens e desvantagens: enquanto a quantidade de poeira gerada pela obra é amenizada pela umidade do ar, a chuva acaba transformando-a em barro, que demanda um trabalho constante para ser retirado da sua casa.

A melhor solução para esse problema pode ser simplesmente se mudar para outro imóvel ou passar um tempo com alguém da família durante as obras, mas se isso não for possível, a saída é colocar o pano de chão para trabalhar e lutar para manter a casa limpa até que a reforma termine.

 

– Goteiras
É claro que a época de chuva não é a mais indicada para reformar o telhado, mas muitas vezes as próprias chuvas nos obrigam a fazê-la. Se, durante a reforma, sua casa apresentar goteiras que não podem ser resolvidas a curto prazo, colocar uma lona ou uma manta impermeável no telhado pode ser uma ação efetiva para amenizar a entrada de água e prosseguir com a construção.

 

– Raios
Pode parecer improvável, mas a chance de ser atingido por um raio durante um temporal é real e acontece com mais frequência do que imaginamos. Durante uma tempestade com raios procure não ficar em locais abertos e descampados e nunca fique em pé em um local alto, como o telhado ou em andaimes.

 

– Deslizamento e desmoronamento
A grande quantidade de água infiltrada no solo durante as chuvas pode causar deslizamentos de terra, principalmente na etapa de terraplanagem. A estabilidade de alvenarias recém-construídas também pode ser afetada, comprometendo toda a estrutura da obra. Por isso, tente fazer um bom planejamento para que as etapas iniciais da obra ocorram em período de seca e se precisar, paralise as atividades no canteiro de obras e só as retome quando for seguro para todos os trabalhadores.

 

Como manter a produtividade da obra mesmo no período chuvoso?

Tenha um plano B para dias de chuva na obra:

Para evitar que a produtividade da equipe seja afetada, é importante pensar em ações alternativas caso o tempo mude de repente e uma chuva inesperada atinja o local da obra. Por exemplo: assim que a equipe notar que há possibilidade de chuvas, tarefas que só podem ser realizadas em locais abertos devem ser feitas antes. Assim, caso a chuva realmente aconteça, o planejamento da obra para aquele dia não sofrerá atrasos.

 

Organize sua equipe:
Caso um período chuvoso se aproxime, sua equipe deve saber exatamente o que fazer, quais tarefas devem priorizar ou antecipar e quais poderão realizar sem interferência das chuvas. Isso evita a perda de materiais e otimiza o tempo da mão de obra contratada para o empreendimento.

Além disso, também é necessário investir em equipamentos extras de segurança em dias de chuva, já que superfícies como escadas, andaimes e o próprio chão podem ficar escorregadios e causar acidentes. Garanta que a equipe esteja usando itens como botas antiderrapantes, luvas e capas de chuva.

 

Planeje o período de chuvas
Em primeiro lugar, é necessário planejar a execução da obra de acordo com as condições climáticas e atmosféricas do local.

Claro que não é possível prever exatamente quando e quantas vezes durante o mês irá chover, mas é possível elaborar um planejamento com base nas estatísticas pluviométricas da região e realocar algumas atividades, como a produção de argamassa  para locais cobertos no canteiro de obra.

 

Gostou do nosso artigo de prevenção de chuva nas obras? Acompanhe sempre nosso blog semanal.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat