Tipos de Concreto Quais são e onde utilizar_Grupo Lajes

Hoje iremos falar sobre os tipos de concreto usados nas obras e reformas, muitos deles você já pode ter visto, mas não conhece pelo nome.

 

Dependendo do tipo e quantidade de materiais utilizados, podemos obter uma grande variedade de concretos que podem ser utilizados na construção civil, alterando o método de aplicação, custo, resistência e outras características.

 

Abaixo temos os principais e mais importantes tipos de concreto.

 

Concreto convencional

Como o nome sugere, é o tipo de mais utilizado na engenharia. É aquele que é empurrado no molde por métodos tradicionais, usando carrinhos de mão, guindastes, caçambas, baldes, etc.

 

Com a ajuda de uma betoneira, o concreto convencional pode ser processado ou fabricado internamente. É usado para peças civis, industriais e pré-formadas.

 

Grupo Lajes: Tipos de Concreto Quais são e onde utilizar

 

 

Concreto bombeável

Assim como o convencional, o concreto bombeável é amplamente utilizado na engenharia civil, além de possuir propriedades semelhantes e as mesmas vantagens de uso. Sua maior fluidez é diferente justamente porque pode ser bombeada.

 

Além de atingir maiores distâncias em sua aplicação. Para atingir essa fluidez, aumente a quantidade de água ou adicione aditivos químicos para promover maior passabilidade e reduzir o tamanho das partículas do agregado graúdo.

 

Leia: Técnicas infalíveis para consertar rachaduras

Concreto leve

Com este nome sugestivo, o concreto leve tem densidade menor que os convencionais. Isso se deve à substituição de agregados convencionais por agregados leves como argila expandida, vermiculita, isopor ou EVA. Mesmo incorporando bolhas de ar no concreto.

 

Você sabia que existem dois tipos de concreto leve? Uma delas é a estrutural, na qual a pedra britada é substituída por argila expandida. O outro possui ar embutido para enchimento e vedação de paredes, painéis e divisórias. Suas vantagens são: redução de peso e isolamento térmico e acústico.

 

Concreto pesado

A característica principal desse tipo de concreto é a sua alta densidade, obtida com a utilização de agregados especiais, como a hematita, a magnetita e a barita. Isso faz com que tal tipo de mistura ganhe maior resistência mecânica, durabilidade e proteção contra radiações.

 

Seu uso mais frequente é em contrapesos de estruturas pesadas, como gasodutos, por exemplo. Além de salas de raio X, hospitais e usinas que tenham algum tipo de radiação.

 

Concreto projetado

Maiores obras de contenção, este tipo é muito utilizado no Brasil, podem ser necessárias quando houver relevo substancial no local. É mais fluido que bombeável e os aditivos aumentam sua adesão ao substrato.

 

É aplicado com uma prensa que pulveriza concreto projetado na superfície. Eles geralmente são usados ​​em encostas para evitar deslizamentos de terra, túneis, etc.

 

Autoadensável

Considerado uma inovação tecnológica, o concreto autoadensável é fluido e resistente à segregação, ao contrário de outros materiais que pretende imitar. Outra propriedade importante deste produto é a capacidade de passar, mesmo sendo muito fluido, o agregado e a argamassa não se separam.

 

Este tipo de concreto tem um espalhamento mínimo de 550 mm e pode ser vazado e reforçado sem vibração. É amplamente utilizado em plantas subaquáticas de concreto e pré-moldados.

 

Concreto submerso

Geralmente ele é aplicado na presença de água, como alguns tubulões, barragens, estruturas submersas no mar ou em água doce, estruturas de contenção ou em meio à lama bentonítica, como é o caso das paredes diafragma.

 

Perfeito para ambientes marinhos, ele deve estar preparado para sofrer uma série de agressões ao longo do seu tempo de vida. O uso de sílica ativa é uma saída importante, cujo objetivo é diminuir a permeabilidade do material.

 

Veja também: Guia prático de Argamassa e rejunte

Pré-moldado e Pré-fabricado

Por último, mas não menos importante, o pré-moldado possui uma estrutura na qual os elementos (principalmente pilares, vigas, lajes, etc.) são moldados e ganham um grau de resistência antes de serem finalmente posicionados na estrutura. Estas estruturas podem ser adquiridas em empresas especializadas ou moldadas no local para montagem oportuna.

 

O concreto pré-moldado, por outro lado, também é definido por materiais de confeitaria externos, mas atende a padrões mais rígidos de controle de qualidade de forma industrial, e é avaliado em várias etapas de sua fabricação, além de armazenamento, transporte e uso final.

 

Existem outros tipos de concreto utilizados na construção civil. Caso queira mais informações sobre o melhor para a sua construção, entre em contato e leia mais artigos como este.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat