Grupo Lajes: Lajes Treliçadas com Lajotas

O Grupo Lajes vem atuando no mercado de construção civil há mais de 30 anos, sendo referência em qualidade no setor da construção civil paranaense. Tendo esse longo caminho de experiências e trabalhos concluídos com sucesso, vamos falar um pouco sobre as lajes treliçadas com lajotas. O que é, como é feita e valores no mercado.

 

Hoje em dia é muito natural ficarmos com dúvidas sobre o que fazer na hora de construir, reformar nossa casa ou estabelecimento, são muitas variações e utilidades específicas das lajes, que confundem realmente.

 

Pensando nisso, decidimos sanar suas dúvidas de forma rápida e prática, assim você terá mais segurança e certeza de qual laje escolher.

 

Confira abaixo nosso resumão e fique por dentro do assunto.

 

Mas afinal, o que é uma laje treliçada com lajotas?

As lajes treliçadas com lajotas, também conhecidas como “tavelas de concreto ou cerâmicas”, é um tipo de laje muito usual, uma vez que sua estrutura funciona bem em vãos relativamente amplos.

 

São vigotas de concreto armado, constituídas por uma base de concreto que serve de apoio para uma treliça metálica, revestidas por tavelas de concreto ou cerâmicas.

 

Após a montagem do sistema, é lançada uma capa de concreto para unir as peças. Este tipo de laje pode ser utilizado tanto em obras de grande porte quanto de pequeno porte.

 

As dimensões da armadura e o espaçamento entre as vigotas é que determinam as possibilidades de carregamentos e aplicações desta laje.

 

Você sabe o que é lajota?

A resposta é simples, uma pequena laje de pedra. Termo mais usado para designar as placas de pedra ou de cerâmica, usadas nos pisos de jardins ou em lajes pré-moldadas.

 

As lajotas cerâmicas, conhecidas também como lajes de tijolo ou lajota, que são guias para a medição da distância entre as vigotas, estruturam a laje antes de ser preenchida com concreto.

 

As vigotas servem como suporte para treliças metálicas que garantem a forma e resistência.

 

Lajes Treliçadas com Lajotas_Grupo Lajes

Quais as principais características das Lajes Treliçadas com Lajotas?

Uma das principais características das lajes treliçadas é que elas possuem uma nervura transversal, que auxilia no travamento das nervuras principais, o que ajuda a oferecer equilíbrio comportamental das estruturas.

 

As lajes treliçadas com lajota também contam com dois tipos específicos de armaduras:
Uma delas é a armadura complementar, que busca aumentar a resistência da laje. Ela é posicionada em pontos opostos da instalação, de forma diferente com relação ao comprimento das nervuras;

 

O outro tipo de armadura é a armadura de distribuição. Ela é posicionada de forma transversal nas nervuras, com a função de combater os efeitos da retração, e assim tendo um controle de abertura de fissuras, para distribuir as cargas pontuais.

 

Qual o preço de uma lajota com EPS?

Agora que já explicamos que a laje treliçada com lajota, que é muito utilizada na construção civil, uma vez que consegue cobrir vãos amplos, podendo ser utilizada na construção da sua casa em L, por exemplo.

 

Ela é composta por vigotas, que são pequenas vigas com uma base de concreto que serve de apoio para uma treliça metálica, que são revestidas por lajotas de concreto ou cerâmica.

 

Depois da montagem dessa etapa, a laje pré-moldada ainda precisa receber uma cobertura de concreto, que vai unir toda essa estrutura. Para saber mais sobre valores, custo real, consulte o Grupo Lajes, vamos te mostrar os valores corretos com a quantidade de laje treliçada com lajota que a sua obra precisa.

 

Quais as desvantagens de utilizar laje com lajota?

Como nem tudo que reluz é ouro, vamos te mostrar algumas desvantagens, assim você consegue ter uma visão mais aguçada e se preparar melhor para o uso da laje treliçada com lajota.

O material utilizado na montagem desse tipo de laje dificulta a possibilidade de fazer furos e aberturas para a passagem de tubulação, por exemplo, assim como requer a aplicação de chapisco ou gesso para cobrir imperfeições, já que seu material não é muito resistente.

 

Quais as vantagens de utilizar laje com lajota?

As vantagens de usar a laje treliçada com lajota são inúmeras!

 

Entre elas a possibilidade de uma total aderência ao revestimento inferior, impedindo assim que a água da chuva se infiltre sobre as mesmas e abale a estrutura das residências. Estes materiais podem ser usados tanto em residências, como nas indústrias, e também em edifícios comerciais.

 

Elas possibilitam também, a redução na quantidade de escoramento e ajudam a encobrir pequenos e grandes vãos, evitando que fiquem buracos espalhados por uma cobertura em que as lajes estejam instaladas. As estruturas reduzem a quantidade de vigas e colunas, aplicadas de forma convencional em obras, sendo assim materiais mais acessíveis, mas de alta resistência.

 

Além disso, lajes treliçadas com lajota possibilitam a distribuição de alvenarias sobre as mesmas. É possível também estabelecer melhor uma execução das instalações hidráulica e elétrica incorporadas na laje, assim possibilitando a redução de valores, sem precisar adquirir forro falso, por exemplo.

 

E, para completar, este tipo de laje permite uma redução significativa no prazo de execução de uma obra. Com isso, acaba baixando também o custo final de qualquer construção, permitindo um melhor aproveitamento de suas finanças, com um material mais resistente e mais econômico.

 

Gostou? Usar a laje treliçada com lajota é ter a certeza de usar um produto que vai deixar sua obra com ainda mais qualidade e melhor desempenho.

Conheça mais sobre o Grupo Lajes e saiba muito mais sobre o mundo da construção.

 

Tags
No Tag

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat