Guia prático de Argamassa e rejunte

Quando se almeja fazer uma reforma ou construir do zero é importante ter informações sobre a qualidade dos produtos, bem como a utilidade específica de cada material para cada fase da sua Obra! Durante o processo de construção surgem dúvidas especialmente sobre rejunte e argamassa, quais as diferenças entre eles e suas finalidades.

 

Veja nesse artigo as principais diferenças de argamassa e rejunte, e como obter os melhores resultados com cada um dos produtos.

 

O que é Argamassa?

É uma mistura de cimento, agregado miúdo (areias naturais ou de britagem) e água, podendo ainda ser constituídas por polímeros.
Confira os tipos da argamassa:

 

– Argamassa para assentamento: utilizada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria.

– Argamassa de impermeabilização: protege paredes e tetos, impermeabilizando-os.

– Argamassa para revestimento: aplicada por cima de superfícies recém-construídas, como paredes e tetos. Neste caso, a argamassa tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura.

 

Tipos de material de argamassa:

Argamassa AC I: é indicada para as áreas internas que tem contato com água, como por exemplo, cozinha, área de serviço e banheiro. Isso porque resiste à umidade e à temperatura desses ambientes.

Argamassa AC II: é indicada para paredes, fachadas, piscinas de água fria, lajes, pisos de áreas públicas e ambientes ao ar livre, por ser resistente à exposição climática.

Argamassa AC III: apresenta maior aderência, sendo ideal para assentar porcelanatos, cerâmicas e pedras em piscinas aquecidas, saunas e churrasqueiras.

 

O que é Rejunte?

O rejunte é responsável por preencher as juntas de assentamento, impedindo infiltrações, além de agregar valor estético ao revestimento cerâmico.

 

A especificação do rejunte deve levar em conta questões tanto técnicas, quanto funcionais e estéticas da área onde será aplicado.

 

Tipos de rejuntes:

– Rejunte Cimentício:

Ele é composto por cimento, agregados minerais, polímeros, pigmentos (responsável pela cor), e aditivos. Pode ser utilizado em áreas externas, internas, e áreas molháveis.
É indicado para ser instalado tanto no lado interno, quanto no lado externo da casa, podendo ser instalado também em áreas molhadas.

 

– Rejunte Acrílico:

Ele é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, polímeros, pigmentos e aditivos. É indicado para porcelanatos.
ideal para porcelanato, cerâmica e pastilhas de vidro para áreas internas e externas, tais como: banheiro, lavanderia, cozinha e garagem.

 

– Rejunte Epóxi:

Trata-se de um produto bicomponente à base de resina. Portanto, é mais resistente a manchas, antifúngico, além de possuir resistência mecânica. Indicado para pisos industriais, e outros locais sujeitos ao ataque químico.
É indicado para locais com alta circulação de pessoas, tais como: banheiros, saunas, vestiários e nos locais onde a aplicação de produtos de limpeza nos pisos é constante, pois é impermeável e resistente a fungos e manchas.

 

Qual a diferença entre Rejunte e Argamassa?

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

 

Qual argamassa devo escolher?

Cada argamassa possui uma finalidade diferente e por isso, é indispensável que você encontre aquela que seja ideal para o seu trabalho. Basta optar pelas opções que mencionamos acima e escolher a mais adequada.

 

Qual Rejunte devo escolher?

Como a variedade de rejuntes é grande, o ideal é sempre ter em mente o ambiente e a peça que precisará de assentamento. Assim, a escolha do rejunte fica muito mais fácil. Basta escolher também as opções citadas acima.

 

Como usar argamassa e rejunte em usa obra? Confira nosso passo a passo:

Argamassa:

1- A superfície deve estar higienizada, íntegra, sem desagregações ou contaminantes, como óleos e graxas.

2- É recomendável a lavagem prévia com jato de água ou areia.

3- Caso tenha trincas ou fissuras, é preciso providenciar correções prévias. As cavidades ou nichos existentes na superfície do concreto devem ser preenchidas com impermeabilizante de camada grossa.

4- Nos blocos de concreto as juntas de assentamento devem ser preenchidas de maneira a regularizar a base.

5- A passagem de elementos através da impermeabilização deve ser evitada. Quando existir, é recomendável executar cuidadosamente todos os detalhes, como ralos, rodapés, passagem de tubulações, entre outros.

 

Rejunte:

1- O processo só deve ser iniciado após a secagem do assentamento das placas cerâmicas, que leva pelo menos três dias. A aplicação antecipada pode causar eflorescência.

2- Conte com as ferramentas adequadas. São necessários: espátula de aço e escova; colher de pedreiro; brocha ou trincha; desempenadeira de borracha; bloco de espuma.

3- Prepare a superfície: execute a limpeza das juntas, utilizando a espátula de aço e a escova.

4- Siga a receita à risca. Pois, boa parte dos problemas com rejuntes ocorrem porque as instruções do fabricante não são respeitadas. Portanto, prepare a massa conforme as proporções indicadas na embalagem.

5- É extremamente vital respeitar o tempo de maturação da mistura. E, no caso dos rejuntes acrílicos, homogeneizar o produto antes da aplicação.

 

Manutenção infalível:

A manutenção meticulosa é a limpeza das placas cerâmicas e do rejunte. deve-se utilizar produtos neutros e ferramentas não abrasivas.

Alguns procedimentos inadequados de limpeza podem comprometer a vida útil do revestimento.

Caso exista uma sujeira de difícil remoção e seja inevitável o uso de componentes ácidos, devem-se ter alguns cuidados especiais:

– Fazer um teste em uma pequena região para verificar se a limpeza não comprometerá a integridade das placas cerâmicas e nem do rejunte;

– Saturar com água limpa toda a região que será tratada com produto ácido, isto evita que o composto penetre dentro das juntas e ataque a argamassa e o efeito do ácido será apenas superficial;

– Aplicar o produto na diluição indicada pelo fabricante, nunca concentrado; e após a limpeza com esfregação, retirar totalmente o material de limpeza, novamente com água limpa.

 

Leia mais sobre: O Guia Básico Sobre Construção Civil

 

 

Quantas horas após o assentamento dos revestimentos deve-se fazer o rejuntamento e por quê?

O rejuntamento deve ser feito após 72 horas do assentamento dos revestimentos, pois as argamassas colantes levam esse tempo de 72 horas ou 03 dias para estarem completamente curadas.

 

Se rejuntar antes das 72 horas do assentamento dos revestimentos o que pode acontecer?

Certamente o rejunte irá ser contaminado com a água que contem na argamassa colante, e após estar curado apresentará mancha (Variação de tonalidade).

 

Gostou do nosso artigo? Acompanhe sempre nosso blog semanal para se manter sempre bem informado.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat