Sustentabilidade na Construção no Brasil - Conheça Dicas e Benefícios

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL: CONHEÇA DICAS E BENEFÍCIOS.

 

Inovação, melhoria da capacidade de produção da economia e oportunidade de proporcionar o bem- estar da população. Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a construção civil oferece para a sociedade, sendo um dos ramos de atuação mais importante para o setor econômico do nosso país. E o responsável por movimentar nosso produto interno bruto (PIB), empregando a força trabalhista.

 

A tendência é de que o mercado das tecnologias ambientais – seguindo por uma linha sustentável – entre o cenário da construção com o objetivo de construir imóveis com o mínimo de impacto ambiental possível.

 

Atualmente, esse conceito de sustentabilidade na construção une harmonização socioambiental às tecnologias disponíveis no mercado a fim de aumentar o aproveitamento dos recursos da mão de obra e de tempo. Sendo mais profundo, ao fazer uso inteligente de materiais com a máxima eficiência e o menor desperdício. Um fato necessário de se pontuar é que, com um planejamento cuidadoso e inovador, pode-se haver o correto aproveitamento de materiais alternativos de reflorestamento, ou até mesmo cinzas.

 

Quais são os benefícios da construção civil sustentável? 

 

No âmbito da construção civil, cada tipo de material e técnica pode oferecer seus pŕoprios benefícios. Pode-se ir desde os setores ambientais, como também econômicos e socioculturais.

De fato, os fatores são inúmeros.Listamos a seguir algumas da principais vantagens atreladas a este processo sustentável, à médio e longo prazo:

 

– Redução do consumo de energia ( iluminação e climatização) durante a fase de construção do empreendimento.

– Redução do uso da matéria prima de custos elevados ( ao trocar o aço por concreto leve, por exemplo) – Otimização no uso dos insumos ao reduzir o desperdício de materiais.

– Aumento do aproveitamento de recursos

– Redução na geração de resíduos sólidos

– Agilidade na reciclagem e reutilização desses mesmos resíduos

– Economia com os custos de manutenção do empreendimento

– Facilitação da mão de obra, devido os materiais serem mais leves e menos nocivos

– Produção de estruturas com mais resistência a deterioração

– Imóveis mais confortáveis e saudáveis para os seus usuários

 

Fora, o aumento da valorização de mercado para o imóvel construído e seu poder de revenda. Entre outras contribuições e vantagens.

 

Listamos abaixo 10 dicas de como o tornar um empreendimento sustentável e sem complicações: 

 

  1. Utilize materiais de construção de baixo impacto ambiental, que poupam recursos naturais e são mais duráveis. O custo de alguns pode ser um pouco mais elevado a princípio, porém em longo prazo exigem menos manutenção.

 

  1. A gestão de resíduos deve abranger desde a etapa de construção – afinal os entulhos dos canteiros de obras respondem por uma parcela significativa dos impactos causados pela construção civil no meio ambiente – até sua finalização, prevendo espaços destinados à separação dos resíduos domésticos, para facilitar a reciclagem.

 

  1. Os telhados verdes – técnica de arquitetura que utiliza cobertura vegetal como grama e plantas – além de facilitar a drenagem da água da chuva, fornece isolamento acústico e térmico. Os empreendimentos mais ousados estão utilizando esta aŕea como um jardim suspenso, disponibilizando bancos de descanso para os usuários.

 

  1. O incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte é uma tendência mundial – temos como exemplo no brasil as novas políticas adotadas pela cidade de São Paulo – e os edifícios residenciais e comerciais podem facilitar a guarda destas por meio dos bicicletários. O apoio à redução da poluição e do trânsito são os principais benefícios dessa medida. Em edificações comerciais ainda há a possibilidade de construir vestiários com duchas, para permitir que os funcionários que vão pedalando tomem banho antes do expediente.

 

  1. Durante a obra e posteriormente, o uso de energia renovável tem como objetivo reduzir custos. Com a crise energética vivida no país, é uma maneira de garantir o acesso básico a este recurso. Algumas sugestões encontradas no mercado são: coletores solares térmicos, painéis fotovoltaicos, mini – turbinas eólicas e cisternas de aquecimento a biomassa.

 

  1. Planeje áreas que possam funcionar com iluminação natural , assim será possível minimizar o uso da iluminação artificial – e quando ela for necessária opte por lâmpadas de baixo custo.

 

  1. Um bom e correto isolamento térmico irá evitar perdas de calor no inverno e ganhos de calor no verão. Dessa maneira é possível manter uma temperatura constante no interior da edificação, diminuindo e até evitando o uso de aparelhos elétricos para equilibrar a temperatura.

 

  1. Cores ajudam a economizar: as escuras podem absorver até 98% do calor solar, enquanto que as cores claras – principalmente o branco – absorvem somente 20%. Isso pode gerar uma grande redução no consumo de energia elétrica para refrigerar o ambiente, segundo a Agência Fapesp.

 

  1. A reutilização de água é uma solução mais econômica e sustentável, pois irá diminuir o volume da pŕopria jogada nas vias públicas – prevenindo enchentes. Principalmente nas capitais, hoje é uma necessidade latente por conta da crise hídrica.

 

10.Um empreendimento com ventilação adequada irá evitar que a umidade do ar afete o conforto dos moradores e ainda a necessidade de manutenção e obras futuras.

 

  1. Se algumas soluções hoje só são possíveis por conta da tecnologia que evoluiu – como os materiais que proporcionam baixo impacto ambiental – outras são decisões muito simples – como a escolha da cor da fachada, que pode gerar economia de energia elétrica. Os consumidores enxergam a Sustentabilidade na construção civil como um importante diferencial, o que é um ótimo argumento de vendas para as construtoras e incorporadoras. Em um mercado tão competitivo, se diferenciar sempre será uma questão de sobrevivência.

 

Os ganhos ao adotar as práticas de sustentabilidade na construção civil não são apenas comerciais. A imagem da empresa é afetada positivamente, pois reflete nela a responsabilidade perante a sociedade e ao meio ambiente. Por fim, com o tempo estes valores irão enriquecer ainda mais a reputação da companhia.

 

QUER SABER MAIS SOBRE A CONSTRUÇÃO CIVIL? 

 

Continue nos acompanhando para não perder nossas novidades!

 

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat