Grupo Lajes: Os 5 Principais Tipos de Lajes

Os 5 Principais Tipos de Lajes.

As lajes são elementos muito importantes para a estrutura da maioria das construções. São muito comuns em edifício de concreto armado, escadas, reservatórios, obras de contenção de terra, pavimentos rígidos de rodovias, aeroportos, dentre outros. A sua função é basicamente transferir as cargas e esforços aplicados no pavimento para os elementos estruturais que a sustentam.

Os tipos de lajes existentes são diversos então e a escolha deve ser feita de acordo com as necessidades de cada obra, então, é muito importante conhecer quais são os tipos existentes e suas características para determinar a que melhor se adéqua a situação.

Antes de falarmos sobre os diversos tipos de lajes e como escolher a melhor metodologia construtiva para sua obra gostaria de te fazer um convite!

Você quer entender mais sobre metodologias construtivas? Esse será um dos assuntos abordados no Congresso de Inovação da Construção Civil.

      No congresso, haverão palestras de diversos temas como: metodologias construtivas, projetos, inspeção predial, orçamento e planejamento de obras, construção enxuto e diversas outras palestras. 

Laje maciça

As lajes maciças compostas por pelas de concreto armado ou protendido. Elas foram durante muitas décadas o sistema estrutural mais utilizado nas construções em concreto armado. Porém, esse tipo de laje não possui uma grande capacidade de suportar cargas devido a relação rigidez/peso, ou seja, ela não possui uma alta rigidez e o seu peso é elevado.

Como a sua capacidade portante (capacidade de suportar cargas) é baixa os vãos em que se utiliza esse tipo de laje são pequenos, geralmente, entre 3 e 6 metros, podendo chegar até 8 metros.

O sistema é feito no canteiro de obras com a montagem de estruturas de madeira que dão apoio a laje, entre os espaços são distribuídos vergalhões de metal, para aumentar a resistência, e em seguida a estrutura é preenchida com concreto, após a secagem do concreto as estruturas de madeira são removidas.

A vantagem desse tipo de estrutura é que após a secagem a laje se torna uma peça única de concreto e se contrai uniformemente, logo, é menos suscetível a trincas e fissuras. Mas, como utiliza uma grande quantidade de concreto acaba tendo um custo elevado quando comparado a outros tipos.

Lajes pré-fabricada

As lajes pré-fabricadas possuem essa denominação porque já chegam à construção em peças prontas ou quase prontas. Essas peças são produzidas em fábricas e servem para os mais diversos tipos de obras.

A grande vantagem desse tipo de laje é a economia com a quantidade de madeiramento para sustentação, gerando uma grande redução de custo. Mas é preciso é necessário escolher o preenchimento adequado e a instalação precisa ser bem realizada, pois caso contrário podem ocorrer trincas e fissuras.

Outras vantagens da lajes pré-fabricadas são:

  • Consegue vencer vãos maiores;
  • Possui menor peso próprio, logo, reduz as cargas que são aplicados nos elementos estruturais que a sustentam;
  • Possui uma instalação mais rápida;
  • Melhor isolamento térmico e acústico.

Os tipos de lajes pré-fabricadas se classificam de acordo com o tipo de preenchimento.

Laje treliçada com lajotas cerâmicas

As lajes treliçadas são compostas por treliças como armadura, fixa a uma peça de concreto, nos vão entre essa estrutura são adicionadas lajotas cerâmicas como elemento de enchimento.

Após a instalação das treliças e lajotas a laje é preenchida com concreto.

Lajes treliçadas com isopor (EPS)

Esse tipo de estrutura é bem semelhante ao anterior e possui basicamente as mesmas vantagens. A grande diferença nesse caso é que o material de preenchimento é isopor.

Os espaços entre as vigotas são preenchidos com placas de isopor e em seguida a peça é concretada. Como o isopor é um material muito leve ocorre uma redução considerável de cargas aplicadas na estrutura de sustentação e consequentemente nas fundações.

Painéis treliçados

Esse tipo de estrutura corresponde basicamente a painéis de concreto um que são mais largos que vigotas e com armação treliçada.

Os painéis comprados prontos são instalados lado a lado formando uma forma para o preenchimento com concreto. Comparado com os tipos anteriores esse apresenta uma resistência maior, mas é um pouco mais caro que os outro métodos pré-fabricados.

Laje nervurada

As lajes nervuradas são utilizadas quando existe a necessidade de se vencer grandes vãos ou sobrecargas.

O maior desempenho estrutural desse tipo de laje se deve ao alívio no peso próprio da estrutura causado pela ausência de concreto entre a nervuras sem comprometer a inércia da estrutura.

       Para executar esse tipo de laje são utilizadas formas reutilizáveis ou não feitas, geralmente, com material plástico, polietileno ou poliestireno expandido. Nas regiões próximas de encontro entre a laje e os pilares é necessário criar uma superfície maciça devido a grande concentração de tensões

      As principais vantagens na utilização são:

  • A laje possui maior resistência e menor peso próprio;
  • Possibilita maior flexibilidade na planta arquitetônica permitindo maior customização;
  • Cubetas plásticas permitem reaproveitamento várias vezes;
  • Economia no orçamento.

Lajes protendidas

As lajes protendidas conseguem superar vãos maiores que as lajes maciças, possibilitando um melhor aproveitamento do espaço, tornando-o mais aberto e com o mesmo nível de segurança.

Se você não sabe como funciona protensão clique aqui.

Figura 10 – Laje protendida

Vantagens da laje protendida:

  • Menores deformações que nas lajes em concreto armado;
  • Deformações por peso próprio podem ser eliminadas;
  • É mais econômica devido a presença do aço que aumenta a resistência e diminui a quantidade de concreto;
  • Diminuição das fissuras;

Lajes Alveolares

      Esse tipo de laje é muito utilizado para vencer grandes vãos em caso de espaços amplos, por isso não é tão comum em construções residenciais.

É formado por grandes peças de concreto, geralmente é protendido, com alvéolos, ou seja, a peça de concreto possui cavidades ocas, daí o nome lajes alveolares.

Como a peça possui cavidades ocas o seu peso é consideravelmente reduzido, mas ainda é necessário o uso de guindastes para realizar a instalação.

A grande vantagem aqui é que além de obter elevada resistência a velocidade de instalação é elevada e dispensa serviços como armação, carpintaria e revestimento.

 

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat