Grupo Lajes: O Guia Básico Sobre Construção Civil

O GUIA BÁSICO SOBRE CONSTRUÇÃO CIVIL 

 

Historicamente, o desempenho do mercado da construção civil acompanha a economia brasileira. Logo, o mercado de trabalho desse setor é cíclico, com períodos de alta demanda e, consequentemente, altos salários e épocas em que os níveis de desemprego prejudicam a empregabilidade em todos os cargos e profissões.

 

Confira alguns profissionais que trabalham nesse setor:

 

Arquiteto e urbanista:

São os profissionais que projetam e idealizam os espaços para os mais diversos usos humanos, incluindo prédios, praças, casas, escritórios, hospitais, etc. Para planejar e organizar espaços o arquiteto leva em consideração as necessidades de quem utilizará a construção acabada. Enquanto, o urbanista cuida da preservação desse conjunto. Assim protege construções significativas à cidade, além de atuar estrategicamente no desenvolvimento dos municípios.

 

Engenheiro civil: 

È o profissional responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção civil. O profissional de engenharia civil atua em todas as etapas da construção. Seja sobrados, prédios, viadutos, rodovias, etc.

 

Perito em engenharia civil: 

Com formação técnica em engenharia civil e conhecimentos que permeiam o mercado e os direitos imobiliários, o perito em engenharia tem como função coletar e analisar informações relacionadas às condições técnicas de imóveis, máquinas ou sistemas de engenharia.

 

Operários:

Profissionais aptos em atuar em todas as etapas de uma obra de construção civil. Dependendo da experiência do profissional, ele pode fazer o controle do fluxo de serviços, recebimento e checagem de materiais, ler e interpretar plantas e projetos de engenheiros e arquitetos, calcular quantidades de materiais utilizados na construção.

 

3 INDICADORES IMPORTANTES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CONSTRUÇÃO CIVIL: 

 

1: CUB/m² 

A principal função deste índice é servir como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. O custo unitário básico por m² teve origem através da lei federal 4.591 de 16 de dezembro de 1964. A norma técnica atual da ABNT determina que o CUB deve considerar o custo por metro quadrado de construção das edificações. Ou seja, o CUB/M² Representa o custo parcial da obra, não levando em conta os custos adicionais, que podem ser calculado por outros indicadores, tais como o BDI(beneficios e despesas indiretas)

 

  1. SINAPI 

O sistema nacional de pesquisa de custos e índices de construção criado em 1969 tem como objetivo a produção de informações de custos e índices da construção com abrangência nacional,visando a elaboração e avaliação de orçamento, como também acompanhamento de custos. O SINAPI é coordenado pelo IBGE e pela caixa, que todo mês liberam e atualizam índices da construção civil, a partir do levantamento de preços de materiais e salários pagos na construção civil, para o setor habitação. A partir de 1997 ocorreu a ampliação do sistema, que passou a abranger o setor de saneamento e infra-estrutura.

 

3.TCPO 

A base de dados TCPO – tabela de composições e preços para orçamento é atualizada pela PINI. E é uma das principais referências de engenharia de custos do Brasil. Essa tabela já existe há mais de 60 anos, quando reunia 100 serviços de construção anteriormente publicados na revista “A construção” em São paulo. Hoje, conta com mais de 8.500 composições de serviços preços de referência e outras informações que podem ser utilizadas por engenheiros, arquitetos, construtores, orçamentos, empreiteiros e outros profissionais da construção.

 

Entre os índices da TCPO estão:

– CUPE, custos unitários PINI de edificações

– IPCE índices, PINI de custos de edificações

– IPCI índices PINI de custos da construção industrializada

– índices PINI de custos de obras de infraestrutura

 

  1. ÍNDICES IBRE/FGV 

O instituto brasileiro de economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas ( FGV) é uma das instituições com maior credibilidade do país, responsável por divulgar vários indicadores econômicos essenciais, como por exemplo o IPCA, que mede a inflação. Todo mês eles realizam a pesquisa chamada SONDAGEM DA CONSTRUÇÃO.

 

MAS AFINAL, DE QUANTO PRECISA PARA SE INVESTIR EM UMA CONSTRUÇÃO CIVIL?

 

Para uma casa: 

 

O valor depende de diversos fatores, como a àrea do terreno, os materiais usados na construção civil, acabamentos como: Piso, portas, maçanetas, tintas, materiais hidráulicos, materiais elétricos e mão de obra. Portanto, para se calcular o valor quantitativo exato é necessário possuir todos esse itens na ponta do lápis e, inclua um percentual adicional para gastos que podem surgir ao longo do projeto. Para facilitar resumidamente para calcular os custos precisa-se:

– Metragem da casa

– Tipo de terreno

– Materiais de construção

– Tipos de acabamentos

– Tamanhos da equipe

– Tipos de profissionais contratados em cada etapa

 

Qual a etapa que é mais demorada? 

 

A etapa do acabamento é sem dúvida a mais demorada e provavelmente a mais cara também. Isto acontece pois no acabamento existe a necessidade de vários tipos de profissionais e os processos são mais delicados.

 

Qual a etapa é mais rápida? 

 

Provavelmente é a etapa da alvenaria que corresponde ao levantar as paredes. Este processo costuma ser bem rápido e é onde você nota um desenvolvimento maior da obra.Nesta etapa basicamente trabalham pedreiros e serventes apenas, sem contar que você usa materiais básicos, como cimento, pedra, areia e saibro.

 

Quanto tempo demora a construção de um prédio? 

 

O prazo de duração da construção de um edifício irá depender também das características dele, considerando o número de andares, a quantidade de apartamentos ou salas comerciais por andar, bem com o local onde a obra será feita. De uma forma geral demora entre 36 e 48 meses, mas para ser mais exato do tempo que o projeto irá levar para ser concluído o ideal é se informar diretamente com os profissionais que terão a incumbência de executar a obra.

 

Qual a etapa mais rápida? 

 

Similar como a construção de casas os edíficios não são diferentes, a alvenaria é considerada a etapa mais fácil de se finalizar a tempo médio.

 

Qual a etapa mais demorada? 

A parte relacionada a hidráulica, elétrica e terraplenagem.

 

Pronto, agora você já conhece o guia básico da construção civil.

Que tal se manter atualizado no assunto e desenvolver cada vez mais os seus conhecimentos na área?

 

Continue acompanhando o Blog no Grupo Lajes e fique por dentro de tudo!

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat