Qual a Diferença entre Laje Convencional e Treliçada?

As lajes são importantes para o andamento das obras, saber as funcionalidades e as opções que cada uma delas oferece ajuda no bom desempenho da sua construção. Hoje, vamos te mostrar mais sobre 2 tipos de lajes: convencional e treliçada. Descubra agora todas as informações importantes sobre cada uma delas.

Como usá-las de forma adequada, isso é importante, seja você engenheiro, pedreiro ou esteja construindo ou reformando. Ter conhecimento de todo o processo da sua construção facilita, e muito, na hora de escolher os produtos.

Mas não se preocupe onde escolher e encontrar os melhores produtos. Aqui, no Grupo Lajes, temos concreto usinado, cimento, areia, brita, ferro, lajotas e todas as opções para lajes. Demais, não é mesmo? Com a gente, você aprende mais sobre os produtos essenciais para sua construção e ainda sabe onde encontrar.

O que é laje convencional?

As lajes convencionais são as mais utilizadas em construções, em geral, sendo normalmente compostas de vergalhões metálicos. Como é um método bastante popular e consagrado, normalmente, não há necessidade de mão de obra especializada, já que é a operação padrão.

Mas, antes de sair comprando laje, conheça a sua obra e tenha a certeza de estar fazendo um bom negócio.

E mais: a laje convencional é uma placa de concreto armado, possui uma espessura pequena e sua finalidade é suportar grandes cargas, apoiando-se nas suas extremidades e não possui continuidades com lajes vizinhas. Como falamos, este modelo de laje é o mais utilizado, predominantes em construções de edifícios residenciais quando são relativamente menores, sendo a sua forma a mais simples. Seus apoios são constituídos por alvenarias ou vigas.

A maior preocupação em qualquer construção, seja laje convencional grande ou pequena, é a de fazer uma obra perfeita, com menor custo e em menor tempo possível, aproveitando o melhor rendimento da mão de obra e das ferramentas.

É fato que, fazer uma obra perfeita, requer conhecimento do serviço e dos produtos utilizados. Além disso, para a realização de uma obra perfeita, é necessário dispor de uma atenção especial em todas as etapas da construção. Esses são trabalhos preliminares, tanto de execução quanto de acabamento.

O que é laje treliçada?

Laje treliçada é um tipo de laje que possui uma estrutura de treliça como armadura fixa a uma placa de concreto. Nos vãos entre estas estruturas, utiliza-se algum material de preenchimento, de forma similar ao que acontece com outros modelos como poliestireno expandido (EPS) ou blocos cerâmicos.

Com um projeto estrutural adequado, é possível vencer vãos consideráveis de até 12 metros de comprimento, com espessuras proporcionais de laje dependendo do vão a ser vencido e da carga que será aplicada na laje. Essas espessuras podem ser de 12 até 30 centímetros.

Uma laje pré-moldada, também chamada de pré-laje ou laje treliçada, é uma laje de concreto reforçada com espessura mínima de 5-6 cm. Dependendo da cobertura de concreto e armadura, pode-se ter até 7 cm de espessura.

Quer saber mais sobre lajes treliçadas? Temos a matéria certa para você: O que é e quando usar laje treliçada?

Independente da laje ideal para a sua obra, as melhores opções estão aqui no Grupo Lajes. Vem conferir!

Qual a diferença entre laje convencional e treliçada?

Agora que você já sabe o que é uma laje convencional e treliçada, descubra qual a diferença entre elas. Isso é muito importante e vai te ajudar na hora da compra da laje para a sua obra.

 

A laje treliçada surgiu para superar algumas deficiências que a laje convencional apresenta, e também, competir com a laje maciça no que diz respeito em relação custo x benefício. Por superar vãos, suportar grandes cargas, reduzir mão de obra gerando maior rapidez na montagem, a laje treliçada possibilita perfeita adequação às inúmeras aplicações de maneira racional e competitiva.

 

A laje treliçada suporta maiores cargas e requer um menor número de vigas, em razão da utilização de vãos maiores. Além disso, trabalhar sobre, ou sob uma laje treliçada, é bem mais seguro do que em uma laje convencional, pois a treliça aceita qualquer sobrecarga em razão de uma forte vocação técnica do que o conjunto de elementos estruturais oferece. Consequentemente, é permitida maior distribuição de paredes sobre a laje, sem qualquer vigamento extra.

Ou seja: se a construções forem menores e sem uma grande quantidade de carga, a laje convencional pode ser uma opção melhor para ser escolhida na sua construção. Mas, se o seu caso é uma construção maior, que exige mais estabilidade e concentração de peso, a laje treliçada é a escolha perfeita para você.

Saiba que a segurança e a qualidade são itens indispensáveis para sua construção, e para o Grupo Lajes também, prezamos pela sua obra como se fosse nossa, garantimos a qualidade e a segurança em todos os nossos produtos. Não é à toa que temos mais de 30 anos de tradição, sendo referência em qualidade no setor da construção civil paranaense.

Category
Tags
No Tag

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat