Grupo Lajes: Platibanda

Antes de decidir qual telhado ou modelo de telhado é melhor para sua casa, dê uma olhada em alguns projetos residenciais usando platibanda neste artigo, você também pode contratar um arquiteto para te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu projeto. Verifique!

 

O que é uma platibanda e para que serve?

Platibandas são molduras ou tiras horizontais no topo de edifícios que escondem telhados, calhas, caixas d’água e outros materiais de construção. Com a modernização das fachadas das casas, as plataformas se tornam uma tendência de mercado.

 

Quando usar a platibanda?

Normalmente, as platibandas são usadas para fornecer um acabamento vertical aos telhados planos. Nos projetos de telhados embutidos, as platibandas reduzem o tempo de construção civil, utilizam menos madeira e reduzem significativamente os custos de construção.

 

Na casa, as platibandas escondem as telhas, proporcionando sombra e proteção para janelas e portas superiores. A platibanda na foto acima realça a varanda do andar de cima.

 

Você pode usar platibandas como coberturas para sacadas, janelas e sacadas para criar áreas sombreadas em edifícios.

 

O deck é revestido em madeira em tons naturais para personalizar e modernizar a fachada. A combinação de madeira e estrutura metálica preta torna o espaço mais refinado e refinado.

 

Leia: 10 materiais que não podem faltar em construção e reformas.

 

Qual é a altura mínima da alça das platibandas?

A altura mínima da plataforma é de 80 cm. Isso porque a altura da plataforma deve ser proporcional à inclinação do telhado. Portanto, dada uma inclinação de 10%, e tomando como exemplo um telhado de 5 m de largura, a inclinação deve ser de 50 cm.

 

Portanto, a plataforma deve ser superior a 50 m com uma altura mínima de 80 cm.

 

Qual é a diferença entre beirais e platibandas?

A principal diferença entre beirais e parapeitos é que os beirais protegem as paredes enquanto os parapeitos só podem desempenhar essa função se forem construídos em ranhuras em relação às paredes da casa.

 

Outro ponto a destacar é a estética, enquanto a cobertura em cornija remete a uma edificação mais clássica, enquanto a plataforma traz um toque mais moderno à edificação. Além disso, a plataforma é uma estrutura vertical, e os beirais são coberturas horizontais para evitar que a água da chuva caia diretamente nas paredes, portas e janelas.

 

Vantagens e desvantagens do uso de cintas de platibanda?

Uma das principais vantagens associadas ao uso de uma platibanda é a estética, pois a estrutura proporciona um acabamento diferenciado ao imóvel. A variedade de acabamentos da platibanda com cores, texturas e materiais também é um ponto a destacar.

 

Além disso, se as paredes da casa forem construídas de forma recuada em relação aos guarda-corpos instalados, a construção dos guarda-corpos pode proteger a casa da radiação solar e da umidade.

 

Como desvantagem, podemos destacar os custos trabalhistas. Isso porque a instalação das platibandas deve ser feita por profissionais qualificados, o que pode encarecer um pouco o projeto. A manutenção das platibandas também deve ser feita com mais frequência, pois estarão expostas à chuva e ao sol.

 

Casa com lajes: ênfase em linhas retas e modernas

A casa com a plataforma deixa uma aparência simples na forma, mas a aparência é muito agradável e harmoniosa. Com a estrutura da platibanda, é possível esconder toda a marcenaria do telhado, assim como as telhas, calhas e rufos.

 

Em muitos edifícios, a plataforma assume a função de revestir as paredes rebaixadas, desta forma, este elemento arquitectónico protege as portas e janelas. Você pode cobrir a plataforma com diferentes materiais, como madeira, concreto aparente, pedra, etc.

 

As plataformas são executadas em vários níveis, tornando a fachada mais luxuosa e moderna. Os projetos de iluminação também receberam atenção, destacando-se pontos estratégicos da casa com arandelas e pontos de luz.

 

O material decorativo da fachada utiliza madeira no nível inferior, enquanto no nível superior a plataforma é revestida com granito puro preto. A parede de vidro decorada é protegida por uma plataforma que serve como cobertura de duas camadas.

 

Na casa, as plataformas cumprem múltiplas funções, como criar espaços sombreados, ocultar a madeira do telhado e ocultar os tanques de água. Na residência, a plataforma aceita a presença de uma fina substância acrílica, que é finalizada com um rolo de pintura em látex branco.

 

Telhados: Contrate um profissional

As coberturas de plataforma são uma forma arquitetônica moderna que pode alcançar uma estética diferenciada e, ao mesmo tempo, ser de baixo custo.

 

A escolha do telhado da plataforma pode determinar o custo da obra e o tipo de construção necessária para obter resultados efetivos. Os custos de material e mão de obra são mais altos para telhados tradicionais de telhas e telhas de barro.

 

A vantagem de um telhado plano é a possibilidade de utilizar materiais mais simples, como telhas de fibrocimento. Uma estrutura mais leve pode ser feita com menos madeira, pois o telhado e as calhas ficarão escondidos atrás do parapeito.

 

Por exemplo, os elementos arquitetônicos possuem formas curvilíneas que se repetem em várias partes da casa, como pisos, varandas, decks, janelas e portas. A plataforma multinível tem formato curvo, formando uma cobertura para a varanda.

 

Casas com guarnição de laje em suas fachadas assumem uma aparência escultural marcante. Para realizar este trabalho é necessário a contratação de empresas e profissionais especializados em rufos e coberturas.

 

VejaTambém: 4 Dicas Para Escolher Melhor os Materiais de Construção

 

Gostou deste artigo?

Para saber mais sobre quando publicamos, nos siga nas redes sociais.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat