Grupo Lajes: Como fazer um orçamento para obra

Se você esta se preparando para fazer um orçamento para obra, aqui vamos explicar mais sobre como fazer, e ainda assim ter uma grande economia, salvando seu dinheiro do desperdício. A seguir descrevem-se as principais etapas da criação de um orçamento de construção. Existem três etapas principais para criar um orçamento de construção bem-sucedido.

 

A primeira é definir o propósito e os objetivos do projeto; a segunda é avaliar o estado atual do projeto; e terceiro é desenvolver uma estimativa de custo detalhada para concluir o projeto com base nessas avaliações.

 

Após o levantamento de todos os materiais, documentação, entre outras coisas relacionadas à edificação, é feito um levantamento de todos os recursos e profissionais responsáveis ​​pela edificação. Depois que esses dados são coletados, eles precisam ser classificados e organizados para facilitar as etapas posteriores.

 

Seja detalhista na hora de fazer um orçamento para obra

Existem muitas formas de controlar as informações, sendo as mais comuns planilhas, contendo informações e memoriais descritivos.

 

Dar detalhes sobre cada parte do processo de construção é fundamental para ter um custo mais preciso e menos propenso a esquecer quaisquer custos. Se o edifício tiver vários andares, os materiais e a mão de obra necessários para cada andar podem ser divididos na fase de construção.

 

Os processos também podem ser divididos, dividindo as etapas elétricas, estruturas, hidráulicas e muito mais.

 

É importante ter organização e regras. O orçamento tem que ser coerente com os planos que serão executados, então essa é uma etapa que os profissionais que criam o plano e a equipe que vai executar o plano têm que trabalhar juntos.

 

O orçamento tem que seguir o caminho que o componente de custo vai tomar, e a clareza da avaliação tem que ser melhorada para que qualquer pessoa possa entender o orçamento.

 

 

Todos os envolvidos no projeto devem ser informados sobre as diferentes etapas do projeto, pois este é um passo tão importante. Existem dois tipos de custos em um trabalho: diretos e indiretos. Saiba a diferença entre eles. O custo de materiais e trabalhadores empregados no canteiro de obras é chamado de custo direto.

 

Isso pode ser expresso como um orçamento quando não há quantidade mensurável (como quilos de vergalhões ou metros cúbicos de concreto). Outro tipo de custo são os custos indiretos.

 

São custos necessários para o funcionamento do negócio, mas não diretamente relacionados à operação real. Estas podem ser despesas de funcionários para pessoal de suporte de escritório, material de escritório e outras taxas semelhantes.

 

O cálculo cuidadoso de todos os materiais necessários para a construção deve ser feito pelo engenheiro, após listar os serviços oferecidos e as unidades de cada serviço.

 

Esta é uma das etapas mais trabalhosas do processo orçamentário, pois requer uma consideração cuidadosa. Mudanças no orçamento devido a erros de cálculo podem ser dramáticas.

 

A quantidade de materiais necessários para o projeto deve ser listada de acordo com as especificações do projeto, bem como a explicação por trás do projeto. Se o projeto tiver pequenas alterações em relação ao plano original, os cálculos podem não ser muito precisos.

 

Portanto, quanto mais completa e definitiva a informação, melhor o processo. No cálculo das quantidades, outros aspectos além dos materiais de construção necessários são considerados.

 

Cuidados para não perder a conta no orçamento para obra

É necessário calcular a produtividade dos funcionários e definir o número de horas para concluir o serviço desta forma. Além disso, existem cálculos para resíduos, rejeitos, etc.

 

Em segundo lugar, os preços de mercado para insumos e mão de obra devem ser coletados. Por exemplo, após o engenheiro ter definido quantitativamente quantos metros quadrados de alvenaria serão executados, agora será determinado o valor de tudo que for necessário para executar até o custo total do serviço.

 

Então isso inclui materiais de construção, insumos e o percentual de custo da equipe.

 

Os valores considerados devem estar o mais atualizados possível. Mas também deve-se saber que esses preços podem mudar durante a construção.

 

Portanto, se o preço de um material tende a flutuar muito, ou há uma previsão econômica negativa para o tempo de construção, é preciso haver uma margem de erro para compensar a mudança.

 

Fechar o orçamento do projeto

Com a efetiva finalização da fase orçamentária do projeto, o construtor deve especificar a rentabilidade que deseja alcançar, considerando os aspectos como risco, concorrência e mercado imobiliário.

 

Além disso, em custos diretos, um fator de aumento chamado BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) precisa ser usado para calcular um fator que representa despesas gerais, lucro e impostos incidentes.

 

Simplificando, o conceito é o percentual de custos diretos que deve ser aplicado à estimativa para chegar ao preço final de venda. Na hora de fechar o orçamento para a obra, existem algumas ferramentas importantes à sua disposição, como as curvas ABC para insumos e serviços.

 

Por fim, é geralmente fornecida ao cliente uma planilha com todas as quantidades e custos. Você também pode fornecer um cronograma detalhando quando cada etapa é executada e quais valores essas etapas representam.

 

Hoje, existem diversas tecnologias que ajudam a calcular o preço de um item, facilitando a vida dos profissionais e aumentando a precisão. No entanto, ainda é necessário manter-se atualizado e entender cada etapa do processo para evitar erros nos orçamentos das obras.

 

Agora que você conhece o básico desse processo, está interessado em fazer um orçamento conosco, entre em contato. Continue acompanhando nosso conteúdo.

 

 

 

 

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat