O que é Topografia e Qual a Importância para a Construção Civil 

A topografia é um processo essencial que deve ser iniciado antes do início da obra para assegurar um projeto eficiente e sem maiores problemas.

Você sabe que para a execução de um bom projeto, um dos passos vitais é realizar um estudo topográfico do terreno, a topografia não é mesmo?

Afinal de contas, a topografia é a ciência que fornece informações valiosas ao construtor. O estudo topográfico é capaz de ajudar a determinar o melhor local de implantação. Além disso, ajuda a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.

 

 

O que é topografia?

Topografia consiste no estudo topográfico do terreno, ou seja, da representação planimétrica ou altimétrica dos seus pontos, como acidentes geográficos e outras considerações do relevo dentro da área do terreno.

Dentro da topografia, alguns estudos técnicos são necessários para delimitar as áreas, ou simplesmente conhecer a situação real dos imóveis. Dentre estes estudos estão o levantamento planialtimétrico, e planimétrico. Vamos descobrir quando devemos usar cada um deles!

 

A realização destes estudos, seja um levantamento planialtimétrico e planimétrico, são executados com o uso de:

 

– Uma Estação Total, instrumento para medição de ângulos e distâncias;

– Ou ainda, pelas técnicas de GNSS, o Sistema Global de Navegação por Satélite.

 

Tal sistema é usado para determinar a posição de um objeto no chão.

A topografia deve ser sempre feita considerando com exatidão a representação do terreno de acordo com a escala exigida.

 Leia o artigo: Construção ou reformas: 10 materiais que não podem faltar. 

Qual o papel da topografia dentro da construção civil?

A topografia tem uma função estratégica, pois é um estudo minucioso que oferece informações de extrema importância para o construtor.

O levantamento realizado pela equipe de topografia é essencial para determinar o local mais favorável para a implantação da obra, evitando prejuízos financeiros e gastos desnecessários. Ou seja, ela é fundamental para que não ocorram erros de projeto civil, fundamental para que os engenheiros civis e arquitetos, analisem os estudos realizados de forma que considerem os elementos existentes na obra, como por exemplo: possíveis edificações existentes, passeio público, alinhamentos de muros e cercas, postes e demais elementos naturais incidentes no imóvel ou em seu entorno, protegidos ou não, tais como: corpos d’água; nascentes; arroios, talvegues, banhados e afloramentos rochosos.

A topografia também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo.

 

Na fase de execução da obra, a topografia serve como suporte em diversos procedimentos. Vou te citar alguns exemplos:

 

– Demarcação dos limites do terreno;

– Locação de nivelamento dos furos de sondagem;

– Demarcação do esquadro da obra;

– Locação de estacas;

– Locação de pilares;

– Nivelamento do terreno;

– Acompanhamento das prumadas dos pilares;

– Nivelamento de pisos e lajes;

– Marcações das áreas de lazer e jardim;

– As-built da obra, entre outros.

 

Você sabia que também há aplicações da topografia no pós-obra?

Sim, nesses casos, a topografia pode ser utilizada para fazer o controle da estrutura construída e verificar possíveis deslocamentos, por exemplo. Interessante, não?

 

Você já deve ter percebido que, quando falamos em topografia, precisão é a palavra-chave, especialmente em áreas relativamente pequenas. Um erro nos ângulos e distâncias ou nas escalas de redução descritas pode significar retrabalho e gastos altos e imprevisíveis.

 

O que é necessário?

Para realizar o levantamento topográfico, é necessário um profissional habilitado com conhecimentos na área. O profissional ideal para ocupar essa função deve ser um topógrafo com conhecimento nessa área de atuação, para realizar todo o procedimento de modo qualitativo.

Além disso, o topógrafo deve ter conhecimentos no modo como manusear os equipamentos para que seja realizado um levantamento correto e preciso.

Além de ser utilizada na Construção Civil em obras de casas e prédios, também pode ser utilizada na urbanização, por meio de um plano diretor de desenvolvimento de cidade. Este planejamento envolverá as etapas de obras no que tange o esgoto da cidade, rede telefônica, eletricidade, abastecimento de água, e principalmente o sistema de estradas, rodovias e ferrovias.

 

Tipos de levantamento topográfico utilizados na construção civil

Para o uso da topografia na construção civil, existem duas possibilidades mais comuns.

A primeira possibilidade é o estudo planimétrico. Este estudo não considera o relevo do terreno, entretanto fornece material adequado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia.

O outro estudo topográfico é o altimétrico, que determina e aponta quais serão os relevos e desníveis considerados na obra. Por serem complementares, vem ser solicitados sempre antes da elaboração do projeto de construção civil.

Os resultados obtidos através desses estudos topográficos serão aplicados em diversas fases da obra, desde o nivelamento do terreno, demarcação de esquadro, locação de estacas e pilares e também no acompanhamento de prumadas de pilares.

 

Levantamento planimétrico ou planialtimétrico?

Em função de suas limitações, de modo geral, o levantamento planimétrico é realizado quando é preciso apoiar a aquisição de um terreno.

 

Quando o plano é construir sobre determinada área, o levantamento planialtimétrico passa a ser necessário. Afinal, esse levantamento permite conhecer as cotas e verificar se será preciso escavar, aterrar ou fazer terraplenagem.

 

Assim, vale lembrar que as informações contidas no levantamento topográfico são apresentadas em forma de planta da área e devem ser acompanhadas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

 

Equipamentos e tecnologia de apoio

Para a realização de levantamentos topográficos, há três categorias de equipamentos principais:

Teodolito – Equipamento muito tradicional, antigo e em desuso. Consiste em um telescópio móvel montado entre eixos verticais e horizontais que serve para medir ângulos;

Taqueômetro – Conhecido como estação total, fornece informações sobre distância e ângulo. Esses aparelhos adquiriram protagonismo ao permitir aumentar a produtividade dos levantamentos.

Aparelho de geoprocessamento – Fornece todas as informações anteriores e também as diferenças de nível. Mais preciso, esse aparelho é coordenado via satélite. Falaremos mais sobre essas tecnologias em um artigo futuro.

Além disso, mais recentemente, os drones passaram a ser utilizados também como ferramenta de apoio para estudos topográficos, especialmente em áreas de acessibilidade restrita.

 Leia Também: Normas regulamentadoras: O que são e quais as principais da Construção Civil.

Quais as principais vantagens da topografia nas obras de construção civil?

Confira nosso top 5

Abaixo vamos explicar as principais vantagens de realizar esse estudo.

1) Garantia da qualidade e segurança documental da construção civil

O estudo topográfico representa somente 5% a 7% dos gastos da fase de projeto. Comparado aos benefícios, esse valor se torna irrisório. Além das vantagens pré- construção, no momento pós-obra, a topografia pode ser ainda utilizada para o controle da estrutura construída e verificação de possíveis deslocamentos, evitando danos e até rupturas ou desmoronamentos.

2)  Economia de tempo e material

Para garantir a execução de um projeto de excelência, deve-se assegurar a contratação do serviço de levantamento topográfico, isso porque 80% dos problemas na etapa de execução, estão diretamente ligados à problemas que não foram encontrados ou resolvidos ainda em fase de execução

Um levantamento topográfico detalhado pode evitar possíveis falhas de nivelamento, prumada ou eixos desencontrados, por exemplo.

3)  Economia de tempo e material

Para garantir a execução de um projeto de excelência, deve-se assegurar a contratação do serviço de levantamento topográfico, isso porque 80% dos problemas na etapa de execução, estão diretamente ligados à problemas que não foram encontrados ou resolvidos ainda em fase de execução.

Um levantamento topográfico detalhado pode evitar possíveis falhas de nivelamento, prumada ou eixos desencontrados, por exemplo.

 

4) Viabilidade da construção

Ao conhecer todas as dimensões do terreno, o engenheiro terá uma documentação que lhe dará base para a análise da viabilidade da obra pretendida.

O levantamento topográfico considera e apresenta todos os elementos existentes no local, como meio fios, arruamentos, alinhamentos de muros e cercas, árvores, postes, edificações factíveis, corpos d’agua, entre outros.

Será possível identificar através do estudo como será feita a demarcação dos limites e o nivelamento do terreno, com a necessidade maior ou menor de terraplanagem.

 

5) Análise do terreno antes mesmo da compra

A topografia pode ajudar uma construção antes mesmo dela acontecer, ainda na fase da escolha pelo terreno perfeito.

Com o estudo prévio em mãos o engenheiro pode avaliar as reais condições de forma e relevo. Além disso, através de um levantamento planialtimétrico é possível obter a real noção das dimensões da propriedade, como área e perímetro, verificando suas medidas e comparando com as coordenadas da propriedade que são oferecidas em cartório, podendo inclusive influenciar diretamente no seu preço.

 

Você pode se informar neste  artigo de hoje que a topografia é de fundamental importância para a construção civil. Afinal, ela é decisiva para subsidiar projetos, apoiar a tomada de decisões e minimizar erros.

Estamos falando de uma área do conhecimento aplicável em todas as etapas da obra, capaz de prover segurança técnica e a melhor execução dos projetos.

 

Quer se informar mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso blog.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat