Reforme sua casa na melhor estação do ano e poupe gastos excessivos

Ao iniciar uma obra ou reforma surgem muitas dúvidas, como por exemplo, qual é a melhor estação para construir ou reformar? Dependendo da dimensão da reforma ou construção, há épocas que irão te favorecer, pois a escolha de uma estação chuvosa para fazer o seu projeto pode comprometer o prazo de entrega da obra. Isto sem falar na possibilidade de retrabalho em algumas etapas. A data de início da obra é um item que precisa ser pensado na fase de planejamento. Assim você estará prevenido e terá um plano b em casos de chuva.

O grupo lajes te orienta em qual a melhor estação do ano para reformas e lhe traz dicas incríveis de como começar! Confira:

Por que é importante escolher a melhor época do ano para fazer uma obra ou reforma?

Tempo de cura dos materiais, porosidade do solo, disponibilidade de materiais, facilidade de buscar suprimentos para a obra. Tudo isso são fatores que influenciam drasticamente a qualidade da sua obra. O pior de tudo é que tem muitos engenheiros e pedreiros que por pressa, querem fazer a obra de qualquer jeito, sem planejamento, mesmo em épocas chuvosas. Há obras e reformas simples que podem ser feitas durante épocas chuvosas, mas há obras e reformas que têm que fugir dessas épocas do ano, evitando a qualquer custo as chuvas, que podem alterar a composição de materiais e fazer com que o tempo de cura seja muito maior.

Anote na agenda a melhor época para realizar reformas:

Aqui no Brasil, o inverno começa no dia 20 de junho e se estende até 22 de setembro, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Separe essa data no seu calendário!

Por ser um período mais seco, o inverno é a estação mais indicada para quem quer realizar uma reforma. As chuvas intensas, que são mais comuns no verão, podem mudar a composição dos materiais e prolongar o tempo de cura, impactando, assim, os planos do morador.

A mesma dica vale para quem pretende investir em pequenas melhorias, como a pintura das paredes, por exemplo. Em épocas de baixa umidade, a tinta costuma secar mais rápido, diminuindo o intervalo entre cada demão.

A temperatura mais amena da estação é outro fator que contribui (e muito!) em favor dessa obra. Isso porque o clima é extremamente favorável para os profissionais que não precisarão passar longas horas trabalhando debaixo de um sol escaldante.

Também é importante concluir a obra dentro desse período a fim de evitar outros problemas e eventualidades quando a temporada de chuva chegar.

Vantagens de reformar seu imóvel no inverno:

– Evita mão de obra ociosa: já que não corremos o risco de pagar por uma mão de obra que não pode trabalhar devido a períodos de chuva ou terreno úmido.

– Evita retrabalho devido à umidade: alguns trabalhos necessitam de clima seco e sem possibilidades de chuvas para serem realizados. Como, por exemplo, pintura, fundação, escavação, etc.

– Facilita o armazenamento de material: O período ajuda a evitar inconvenientes de perder materiais devido ao clima úmido e as chuvas. Sendo assim seus materiais mais delicados, como cimento, terra, areia e argamassa estarão mais seguros.

– Colabora para a prevenção de acidentes: mais uma vez tempo seco e sem chuvas, ajuda a evitar escorregões, soterramentos, poças de água em plataformas de andaimes, riscos de choques devido à fiação, etc.

DICAS PARA ACERTAR NA REFORMA DA CASA NO INVERNO:

1) ORGANIZAÇÃO

Independentemente do assunto, a organização é imprescindível para poupar tempo e garantir a produtividade. Quando falamos em reformar a casa, esse quesito ganha ainda mais importância.
Pense no transtorno que seria começar a reforma do banheiro de manhã, naquela hora em que todo mundo está se arrumando para o trabalho ou para escola — ou na dor de cabeça de inutilizar todos os cômodos da casa de uma só vez.

2) ACOMPANHAMENTO

Não basta contratar mão de obra especializada, profissionais confiáveis e caprichosos se você não puder orientá-los. Eles precisam saber exatamente o que você deseja para a obra, quais etapas devem ser priorizadas e qual é o tempo hábil para finalizar o serviço.

3) PLANEJAMENTO

Não adianta começar o serviço por impulso sem saber exatamente o que você quer para o cômodo. Não basta imaginar: é preciso colocar no papel os materiais, a mão de obra, o orçamento e várias outras questões pertinentes para que a obra saia dentro do tempo previsto e com o padrão de qualidade que você almeja.

 

Por onde começar a reforma de inverno em casa?

– Pequenas reformas

O clima seco é favorável para que diferentes tipos de material seque mais rápido. Também pode ser o momento ideal para reparar pequenos problemas que acabam surgindo com o tempo como rachaduras, goteiras e infiltrações que, apesar de serem intervenções rápidas, não podem ser realizadas em épocas de chuvas.

– Fachadas

Na hora de reparar, realizar manutenção ou pintar as fachadas é preciso estar seguro de que não vem chuva por aí. Tanto por tratar-se de um trabalho em altura como por necessidade de contar com superfícies secas, o inverno se apresenta como uma ótima temporada para renovar a fachada.

– Telhados

Devido às temperaturas amenas e a ausência de chuva, a produtividade e qualidade na construção do telhado são favorecidas. Pelo mesmo motivo também é um momento favorável para realizar reparos no telhado, facilitando trocas de telhas e proporcionando um ambiente mais seguro.

Tipos de telhas:

Telha de cerâmica

As telhas de cerâmica foram um dos primeiros modelos a surgir e são amplamente utilizadas até os dias atuais. São popularmente conhecidas como telhas de barro, apesar de apresentarem modelos com uma enorme variedade de tons para todos os tipos de decoração.

Proporcionam ótima proteção térmica, mantendo o interior do ambiente mais fresco que o exterior e são extremamente resistentes e econômicas.

Telha de cimento e amianto

As telhas de fibra de cimento e amianto apresentam um dos melhores custo-benefícios do mercado. Isso porque seu preço é relativamente baixo, considerando sua resistência e leveza. Exatamente por isso, sua instalação e transporte são processos mais simples.

Essas telhas são perfeitas para construções que demandam baixo orçamento e, além do mais, também são adequadas para todas as estações.

Telha de fibra vegetal

Essas telhas são feitas a partir de camadas de fibras vegetais que são impermeabilizadas e protegidas por resina.

São ecologicamente corretas, apresentam um material muito leve e possuem o custo médio; sendo mais baratas que as telhas de cerâmica e mais caras que as de cimento e amianto.

Suas cores são obtidas através de uma pigmentação e são muito fáceis de instalar, permitindo que você instale por cima de outras telhas, sem precisar trocar.

Category
Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat