Maquete eletrônica Como projetos 3D podem turbinar seu negócio.

O aumento da concorrência no mercado imobiliário atrelado ao desenvolvimento tecnológico tem trazido diversas inovações para os estandes de vendas. Uma delas é a maquete eletrônica, também conhecida como ilustração arquitetônica, maquete digital ou maquete virtual, que funciona como uma imagem 3D estática de ambientes internos ou externos. A maquete 3D é uma construção tridimensional comumente utilizada para simular lançamentos imobiliários e projetos de arquitetura. Além disso, o processo de desenvolvimento é muito prático, preciso, rápido e com o diferencial de ser mais realista do que uma maquete comum.

pois é, e uma delas é a Arquitetura. Ao longo da história, a visualização arquitetônica atuou como a linguagem entre o cliente e o profissional, trazendo vida para cada projeto. Com o avanço dos programas tridimensionais, a criação de projetos atingiu um novo nível e se tornou visualmente realista.

Antes da tecnologia digital, quem trabalhava na área de arquitetura e construção geralmente fazia o projeto arquitetônico de seu empreendimento na prancheta, em 2 dimensões.

 

O que é a Maquete Eletrônica?

A maquete eletrônica é uma simulação volumétrica de um projeto arquitetônico/urbanístico ou desenho industrial produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando a modelagem tridimensional de um software de modelagem 3D. Ela nada mais é do que uma imagem em duas ou três dimensões usada para simular os ambientes de um projeto. As maquetes 3D são peças muito importantes para a comercialização de empreendimentos imobiliários.

Entenda como a maquete evoluiu ao longo do tempo:

Os egípcios, gregos e romanos foram os pioneiros da arquitetura. Eles construíram maravilhas do mundo antigo utilizando tecnologias complexas que ainda hoje tentamos entender.  Muito design, planejamento e logística foram necessários para que monumentos antigos como as pirâmides fossem erguidos. E o mais incrível é que tudo isso aconteceu antes da descoberta da perspectiva, ainda com desenhos planos e bidimensionais.

Como a maquete eletrônica pode auxiliar na entrega do seu trabalho?

A indústria da construção é incrivelmente complexa e competitiva, com prazos apertados e orçamentos rigorosos. Por isso, interrupções e revisões desnecessárias na execução dos projetos devem ser evitadas de todo modo.

Os profissionais envolvidos nas diversas fases da obra precisam tomar todas as precauções necessárias para garantir a eficiência e rapidez em todo o processo.

Terceirização da maquete eletrônica 3D:

Para assegurar a qualidade do material de apresentação, recomenda-se terceirizar a criação da maquete eletrônica de seus projetos para uma empresa especializada. Até porque, esse trabalho requer uma boa dose de tempo, trabalho e expertise. Muitos detalhes estão envolvidos, desde a modelagem à renderização da imagem final. Logo no início do trabalho, o artista 3D precisa ajustar todos os detalhes de piso, parede, teto, janelas e aberturas.

Caso a maquete represente o interior do ambiente, será necessário modelar toda a mobília e ajustar tudo em escala. É preciso tomar cuidado também com a iluminação. Cada detalhe deve estar harmonioso e fiel à realidade.

Vantagens dos projetos em 3D:

– Ótima relação custo/benefício entre software e maquete eletrônica
É verdade que vários dos programas mais conhecidos demandam altos investimentos — em cursos, tempo de aprendizado e compra de licenças de uso. Mas também é possível encontrar alternativas gratuitas de excelente qualidade que lhe possibilitam projetar uma maquete eletrônica.

–  Criatividade ilimitada
Ao contrário do que se pode pensar, os softwares CAD não necessariamente limitam seus meios de criação. A grande variedade de ferramentas internas de desenho permite a elaboração de formas orgânicas ou geométricas, simples ou rebuscadas.

– Facilidade no manuseio
Assim como ocorre com qualquer outra ferramenta que não seja tão familiar, o manuseio dos programas de modelagem parece complicado e impossível de se aprender em um primeiro momento.

– Possibilidade de testar soluções
Projetar nesses programas facilita — e muito! — as modificações, sejam de revestimentos, de iluminação, de volumetria ou de fachada, quando necessárias. Pensando na demanda pelo desenvolvimento sustentável, é possível testar o desempenho energético da edificação ou do ambiente frente às condições climáticas nas quais a construção será executada.

– Economia de tempo e recursos
Representar projetos com maquetes eletrônicas também resulta em economia de recursos: seu escritório gasta menos com impressões e a fabricação de modelos físicos, o que gera menos resíduos provenientes do descarte de propostas não utilizadas. O planeta agradece!
Confira nosso texto sobre construção civil sustentável!

– Redução da quantidade de erros
Com imagens tão acessíveis, as más interpretações de seu material são reduzidas ao mínimo — afinal, os clientes não são obrigados a ter domínio técnico para compreender totalmente os projetos por meio apenas de plantas baixas e cortes.

10 programas que vão turbinar seus projetos

Antes de tudo, considere 4 critérios para eleger aqueles com os quais deseja realmente trabalhar:

– praticidade de uso
– variedade de recursos
– resultado visual
– preço (sim, a maioria dos programas para maquete eletrônica são pagos)

1) SketchUp
O software dedicado a modelagens em 3D faz parte da rotina da maioria dos escritórios de arquitetura. Com ele é possível criar, mudar e compartilhar maquetes em 3D aplicando cores, sombras e diversos outros efeitos de iluminação.
O programa geralmente é utilizado junto com o plugin V-Ray, um renderizador que torna as imagens ainda mais realistas

2) V-Ray
Sistema repleto de efeitos rebuscados em iluminação, texturas e movimentos. É um finalizador de projetos usado para o acabamento da maquete eletrônica. Torna as imagens bastante realistas, muito próximas de fotografias, por isso é indispensável em projetos profissionais. Utilizado com o Sketchup e 3DMAX.

3) AutoCAD
A maioria dos escritórios de arquitetura usa o AutoCAD. Ele é focado em fazer desenhos em 2D e 3D, mas com recursos tímidos em renderização, justamente por não ser a especificidade do programa.

4) 3DSMAX
Cria maquetes eletrônicas em 3D e traz recursos sofisticados para texturas e desenhos. Além disso, é possível acrescentar diversos efeitos de luz e reflexos nos projetos. O software vem com plugins, o que dá motivação extra para elegê-lo como um dos mais práticos e com melhor custo-benefício da lista.
Os plugins são poderosos assistentes responsáveis por melhorar imagens e modelagens feitas no programa.

5) Revit
Usado para criar modelagens em 3D, é considerado o novo AutoCad do mercado, devido aos recursos mais ágeis e mais inteligentes. No próprio programa é possível gerar um protótipo fugindo um pouco da maquete virtual.
A ferramenta faz cálculos e é capaz de gerar módulos do projeto com as informações que já fazem parte da maquete, agilizando o seu trabalho.

6) Lumion 3D
É preciso trazer um arquivo da modelagem na extensão “.fbx” para dentro do Lumion, que irá trabalhar essa imagem. Nele, há texturas, opções para iluminação, recursos para incluir objetos móveis, jardins, carros e até pessoas. Os arquivos gerados no Lumion podem ser transformados em vídeos ou imagens estáticas.

7) SimLab
Mais um plugin repleto de recursos para ser usado junto com um software de modelagem 3D. O SimLab é um dos programas mais fáceis e práticos da lista, porém poderoso para renderização de imagens. É capaz de mudar a iluminação e inserir objetos na cena do projeto.

8) Archicad
Com o Archicad você consegue aprender como fazer maquete eletrônica criando modelos em 3D e já com renderizações. O programa tem a vantagem de automatizar algumas ações como as numerações para projetos. é um dos sistemas mais práticos no momento de projetar uma modelagem.

9) Kerkythea
Um renderizador de imagens eficiente e top de linha. Usado geralmente junto com o Sketchup. Gera diversos efeitos de iluminação e textura nos desenhos.
Conta também com uma biblioteca de materiais para serem empregados em seus projetos.

10) Blender
Faz modelagens de desenhos em 3D e também a renderização de imagens. É indicado por profissionais mais experientes por causa da alta complexidade de uso. Os resultados são excelentes, mas requer estudo paciente do programa.

QUAIS SÃO ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA MAQUETE 3D?

1 . PÓS-PRODUÇÃO – A finalização é um passo indispensável para uma maquete eletrônica realmente encantadora. Nesta etapa é utilizado o photoshop ou qualquer outro programa de edição que supra as necessidades para melhorar a imagem de cada projeto.

2 . RENDERIZAÇÃO – A renderização é um dos aspectos mais complexos da produção 3D. Quando um artista está trabalhando em uma cena 3D, os modelos que ele manipula são na verdade uma representação matemática de pontos e superfícies, mais especificamente, vértices e polígonos em um espaço tridimensional.

3 . MODELAGEM – É o primeiro passo para o desenvolvimento do modelo 3D. Para modelar no software escolhido é preciso começar do zero seguindo as medidas do projeto técnico ou importar a planta baixa do projeto para o programa e modelar a partir dela.

Qual o preço da Maquete Eletrônica?

A questão que não pode passar despercebida é: quais são os custos reais dos serviços de renderização 3D? Depende do tamanho do projeto, da empresa que presta os serviços, do número das visualizações internas ou externas, da qualidade da visualização 3D, do software de renderização usado, entre outros fatores.
É árduo avaliar com precisão o valor sem uma auto analise aprofundada do projeto do arquivo

Como contratar os serviços de maquete eletrônica online?

Contratar uma maquete eletrônica online é muito simples!
Primeiro, você precisa encontrar uma empresa que ofereça um trabalho sério e de qualidade. Depois, escolher os serviços desejados no site da empresa eleita e enviar um pedido de orçamento.

Enriquecimento do portfólio

Elaborar um portfólio com imagens das propostas elaboradas por você e sua equipe, antes mesmo delas ficarem prontas de verdade, deve ser um de seus principais interesses. Os benefícios são muitos:

– é mais atrativo, do ponto de vista do cliente, do que uma série de desenhos técnicos;
– facilita a venda dos serviços;
– o design do portfólio fica visualmente mais interessante;
– a alteração e a aprovação dos projetos são muito mais rápidas.

Pronto para investir na maquete eletrônica para a apresentação de seus projetos? Comece o quanto antes e se diferencie no mercado. Acompanhe nosso blog do Grupo Lajes para sempre estar bem informado das novidades mais atuais que vão turbinar os seus negócios!

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat