furadeira

Como escolher a melhor furadeira?

Antes de qualquer compra, nós costumamos pesquisar e analisar os preços, características dos produtos, suas vantagens, aplicações, comentários sobre o mesmo, entre muitas outras informações. Com ferramentas não é diferente.

Nesse artigo, o Grupo Lajes ensinará tudo o que é necessário sobre essa ferramenta que, seja para uso doméstico ou profissional, é uma das mais requisitadas e necessárias. A seguir, você encontra valiosas informações sobre compra e de manuseio.

Vale a pena ter uma furadeira em casa?

Uma furadeira tem variados usos em um ambiente doméstico: pequenos reparos, montagem de prateleiras, colocação de quadros e artigos decorativos em paredes, trabalho em madeira e outros materiais, entre outros.

Portanto, caso você queira ter rapidez para solucionar problemas de pequeno porte e para decorar a sua casa, a furadeira é útil. O custo da contratação de um novo profissional para reparo de cada nova situação que surgir rapidamente superará o da ferramenta.

Para quais profissionais a furadeira é útil?

Se nós já recomendamos que as pessoas tenham furadeiras para uso doméstico, quando falamos em profissionais tais ferramentas se tornam absolutamente indispensáveis!

Profissionais de reparos domésticos, como maridos de aluguel, faz-tudo, eletricistas, encanadores, montadores de móveis, decoradores e instaladores de artigos como armários e ares-condicionados devem ter pelo menos uma furadeira de qualidade.

5 motivos para você investir em uma furadeira:

– Regular as portas de guarda-roupas

Em casos como esses, a parafusadeira auxilia no ajuste dos parafusos para que as portas fiquem alinhadas novamente.

– Gavetas caindo

Para resolver o problema, verifique se todos os parafusos estão bem apertados ou se tem algum faltando. Caso precise, coloque um parafuso novo para sustentar a peça.

– Puxadores quebrados

Com a parafusadeira é possível fazer a substituição dos puxadores em poucos minutos. A ferramenta ajuda a tirar o parafuso do puxador antigo em poucos segundos e auxilia também na hora de instalar o novo modelo.

– Colocação de prateleiras

Para instalar uma prateleira, é preciso contar com as duas funções da ferramenta. Primeiro, faça todas as marcações de posicionamento da prateleira na parede, verifique se está alinhado e faça os furos com a função furadeira.

– Quadros e espelhos

Para pendurar peças mais pesadas, como um espelho grande ou um quadro, a furadeira é indispensável. Nesse caso, faça as medições necessárias na parede e utilize uma furadeira de impacto.

Como escolher uma? Quais são os critérios?

Veja abaixo quatro pontos que você deve avaliar antes de escolher sua furadeira:

Aplicação: madeira, metal, concreto ou alvenaria;

Tipo de uso: hobbysta, profissional ou industrial;

Tempo de uso: por quanto tempo a furadeira ficará trabalhando;

Potência: quanto maior a potência, mais profissional a furadeira se torna.

Furadeira elétrica ou a bateria?

Furadeira elétrica: Consome mais energia elétrica e precisa de disponibilidade da rede elétrica para funcionar. Para uso doméstico, é a melhor opção, uma vez que não será necessária em lugares distantes ou complicados. É mais prática, por não precisar ser recarregada.

Furadeira a bateria: Não depende da rede elétrica, portanto, pode ser usada em lugares remotos e longe de tomadas. O único senão é a complicação de sempre ser necessário lembrar de recarregar a bateria após o uso.

Furadeira ou parafusadeira? Entenda a diferença

Furadeira:

Serve para fixar quadros nas paredes, prateleiras, e perfurações como um todo.

Antes de frisarmos o que difere de uma parafusadeira é importante saber que temos dois tipos de furadeiras no mercado: Furadeira sem impacto e Furadeira de impacto.

A Furadeira sem impacto é muito utilizada para perfurar madeiras e superfícies que oferecem menor resistência, como pisos, azulejos, tijolos e alumínios. Isso porque a furadeira sem impacto trabalha com rotação que varia sua potência.

Já a furadeira de impacto foi desenvolvida para perfurar superfícies rígidas como, concretos, pedras, granitos, mármores e madeiras com espessura mais grossas. Também serve para fazer alargamentos e rebaixamento de furos.

Parafusadeiras

A Parafusadeira serve para fixar, apertar ou desrosquear parafusos e rebites. Ela é perfeita para trabalhos leves como montagem de móveis, reparos, ajustes e para realizar pequenos trabalhos.

As parafusadeiras também possuem uma gama muito variada de potência, porém por necessitarem de menor esforço têm potências a partir de 15W podendo chegar até 700W, logo podemos entender que uma parafusadeira mais potente tem potência igual a uma furadeira recomendada para o lar de 600W. 

CUIDADOS E CONSERVAÇÃO

Para manter as ferramentas eficientes, são necessários alguns cuidados de uso e conservação, como preservá-las limpas e evitar qualquer tipo de contato com água, principalmente nas elétricas. E que não sejam utilizados fios finos como extensão, nem que essas extensões fiquem enroladas. Em dias chuvosos, é preciso cuidado para os componentes elétricos do equipamento não ficarem expostos.

É necessário usar a ferramenta específica para cada material. Existem vários tipos de broca para furadeiras, e o você deve se informar nas lojas ou locadoras o tipo de trabalho em que fará a aplicação. Os modelos de bancada devem ser instalados em local nivelado e, para o trabalho, é recomendado o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) como capacete, botas, protetor auricular, luvas e óculos.

NORMAS DE SEGURANÇA PARA TRABALHO COM FURADEIRA

* NR6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

* NR10 – Segurança em instalações e serviços de eletricidade

* NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

* NR18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção

Furadeiras são ferramentas muito úteis tanto para uso doméstico, quanto para uso profissional. Há um grande número de modelos disponíveis e é preciso saber analisar qual é o tipo que mais se adequa ao tipo de uso que você pretende fazer.

O uso doméstico da furadeira não pede por modelos com potência muito alta, nem com função de impacto ou também de parafusadeira. O importante é fazer a aquisição de um modelo ergonômico, durável, capaz de entregar os serviços que você realiza e que caiba no seu bolso.

O mais importante é não improvisar, usar um equipamento para fazer o serviço do outro, pois com certeza você terá problemas.

Na dúvida fale com um profissional da área ou nos consulte antes da compra, nossos especialistas nas lojas com certeza poderão te ajudar a fazer a melhor escolha.

E lembre-se de usar sempre EPIs, esses equipamentos são indispensáveis em qualquer tipo de trabalho.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe nosso blog e se mantenha informado cada vez mais.

Leia também: 5 ferramentas que não podem faltar na sua casa.

Category
Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat