grupo lajes : drywall tudo o que voce precisa saber

Neste artigo, explicaremos o que é drywall e quais são as principais características desse material super econômico de construção ou reforma.

 

Você já deve ter ouvido falar de construção em drywall. Mas você já parou para pensar no que é drywall?

 

O drywall, que pode ser definido como um sistema construtivo a seco composto por perfis, tratamento acústico (lã mineral, Isover) e gesso cartonado, inventado nos Estados Unidos em 1916, consiste em gesso cartonado pré-fabricado, revestido com papelão ou fibra de vidro, que pode ser galvanizado. Estruturas usadas para construir casas e até edifícios. A construção em drywall é mais leve, barata e rápida do que a construção em alvenaria, tornando-a muito popular no Brasil.

 

Na construção, o drywall pode ser usado como recurso de design para criar paredes e tetos personalizados. A velocidade de instalação e transformação é rápida, por isso se tornou o queridinho da rápida transformação e transformação.

 

O termo gesso acartonado é usado para descrever um sistema de drywall, pois não usa (ou usa muito pouca) água. Por se tratar de um material industrializado que pode ser utilizado, o drywall produz uma estrutura mais limpa que dispensa o uso de argamassa ou outros materiais.

 

O drywall, amplamente utilizado no exterior, ainda é pouco estudado na construção civil brasileira, pois os profissionais têm pouco conhecimento de todas as possibilidades de sua aplicação.

 

Apesar de muita desinformação introduzida no Brasil há mais de duas décadas, muita informação está circulando sobre o que é placa de gesso e para que ela serve, principalmente sua durabilidade e resiliência.

 

Neste artigo, falaremos mais sobre drywall para esclarecer ideias que ainda impedem os profissionais de descobrir a versatilidade e os benefícios desse material na arquitetura e design de interiores.

 

Grupo Lajes: Drywall o que é e como surgiu

Drywall: o que é e como surgiu

O termo drywall é usado para descrever um sistema de drywall porque não usa (ou usa muito pouca) água. Por ser um material industrializado que pode ser utilizado, o drywall produz uma estrutura mais limpa que dispensa o uso de argamassa ou outros materiais.

 

O drywall foi inventado nos Estados Unidos em 1898 por Augustine Sackett, que inventou um sistema construtivo simples baseado em painéis ou “placas” de gesso natural, revestidos em ambos os lados com papelão. Desde então, o drywall continuou a evoluir em termos de tecnologia, oferecendo soluções construtivas práticas e inteligentes.

 

O drywall, amplamente utilizado durante a Primeira Guerra Mundial, logo foi aceito em países europeus, latino-americanos, asiáticos e africanos, ganhando espaço em diversos projetos.

 

No Brasil, o drywall foi introduzido na década de 1970. Como estratégia funcional e econômica, o drywall vem ganhando popularidade em prédios de pequeno, médio e grande porte em todo o país. No entanto, comparando todas as possibilidades apresentadas pelo material, ele ainda pode ser considerado indisponível.

Quais são os benefícios de usar drywall?

Quem optar por entender o que é drywall e usar esse material em reformas ou construção não vai se arrepender. Existem várias vantagens em usar drywall ao invés de alvenaria, confira:

 

1- Menos desperdício

A construção em alvenaria desperdiça muito material, não é?

 

Na construção de drywall, isso não acontece. Os resíduos não são superiores a 5% em comparação com 25% em sistemas convencionais, e os resíduos podem ser reciclados. Além de evitar a compra de material em excesso, a estrutura é construída com maior precisão e evita o acúmulo de entulho. Economize nos custos de compra e descarte.

 

2- Construção rápida e alta produtividade
Dois instaladores conseguiram produzir cerca de 30 metros quadrados de drywall em um dia. Após duas horas, a parede pode ser concluída.

 

3- Leveza
Os sistemas de drywall são 6 vezes mais leves que a construção tradicional (alvenaria) e reduzem significativamente as cargas estruturais.

 

4- Manutenção rápida e fácil
Realizar reparos na placa de circuito é um processo mais fácil. Nenhum material foi desperdiçado nesta tarefa, pois não há necessidade de reconstruir as paredes.

 

5- Flexibilidade de layout
O drywall oferece total liberdade criativa, se encaixa perfeitamente em qualquer layout planejado e tem a vantagem de uma execução mais limpa e simples.

 

Veja outros produtos: Depósito Lajes Paraná

Como funciona um sistema de drywall

Drywall ou placa é um conjunto composto por um núcleo de gesso natural e encaixes revestidos com duas folhas de papelão dupla face. Nesta combinação, o gesso fornece resistência à compressão e o papelão fornece resistência à tração, o que confere resistência mecânica ao material.

 

Para a construção de paredes e tetos, a placa de gesso é composta por perfis de aço galvanizado, fixados às placas com parafusos. Além desses elementos, o sistema utiliza massa de vidraceiro e fita crepe para aparar o material.

6 Dicas criativas para drywall

1- Obter espaço:

Drywall é mais fino que alvenaria. Isso permite um melhor aproveitamento do espaço e das áreas úteis. É perfeito para montar um ambiente pequeno, como um espaço de armazenamento prático e discreto no escritório, ou converter o espaço sob as escadas em um armário.

 

2- Aguardando a reforma:

Quando o projeto envolve a reforma do imóvel, é prático, limpo e econômico. Um casal grávido já sabe que precisará ajustar o imóvel conforme as mudanças ocorrerem. Você pode construir um berçário, redimensionar sua sala de estar ou expandir sua cozinha com tranquilidade, paredes de tijolos exigem mais trabalho.

 

3- Decoração e Iluminação:

Os recortes no forno e nas paredes têm uma função decorativa. Além disso, pode ser criada uma iluminação diferenciada que valoriza todo o projeto ambiental.

 

4- Para atender aos requisitos acústicos:

É ideal para ambientes que requerem isolamento acústico, como salas de concerto, cinemas e auditórios. Ele pode ser colocado em uma configuração de home theater ou em um espaço reservado para assistir a filmes com qualidade de cinema. É também uma solução para casas geminadas ou ambientes onde o ruído de um vizinho pode interferir no outro.

 

5- Monte o nicho:

Além de estantes, bancadas e painéis, o drywall também permite a instalação de nichos. Esta é uma solução que não é apenas prática, mas também bonita. Prateleiras de vidro ou qualquer outro material são fixadas entre drywall para montar as prateleiras, que podem ser embutidas em bancadas de mármore ou granito. Além de esconder detalhes como vigas, fios, canos, etc., esses painéis também podem abrigar equipamentos ou eletrodomésticos eletrônicos.

 

6- Use como partição:

O drywall oferece a mesma resistência e todos os benefícios do drywall, mas é mais fácil de montar e desmontar. Ideal para uso como divisórias de escritórios e outros ambientes corporativos, garantindo maior tranquilidade quando o ambiente precisa ser reconfigurado.

 

O drywall é resistente?

Acredita-se amplamente que o drywall não seja um material forte. No entanto, apesar da pequena espessura da placa, o fabricante garante que o material resiste a choques, choques e vibrações sem danos. Além disso, o drywall suporta a instalação de portas e absorve os choques do dia a dia, como movimentos e batidas.

 

Para garantir a alta resistência do drywall, recomenda-se que seja instalado por um profissional, sempre atento ao tamanho do pé direito da edificação. A espessura das tábuas dependerá desta questão e das cargas que o sistema suportará (instalação de bancos de pedra, móveis, etc.).

 

Em condições normais, a durabilidade do drywall é indeterminada. Vale lembrar que para ser colocado no mercado, o sistema drywall é testado em impacto e desempenho de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Drywall e umidade

Outra questão que surge com frequência nas discussões sobre o uso da placa de gesso é a sua resistência à umidade. Neste caso, tudo depende do ambiente onde o sistema está instalado e das condições de umidade do local.

O drywall é usado apenas em ambientes internos porque não pode suportar cargas pesadas, como clima, telhados ou pisos. No entanto, pode ser usado em áreas internas úmidas, como cozinhas e banheiros.

Existem placas especialmente desenvolvidas para este fim, que são formuladas com repelentes de água para proteger a superfície de respingos, respingos e vapores condensados. Essas placas também são conhecidas como “placas verdes”.

Em áreas muitas vezes úmidas, como chuveiros, é necessário impermeabilizar as paredes, o que pode ser feito com manta asfáltica.

 

Isolamento térmico e acústico

Ao contrário da crença popular, as divisórias de drywall podem fornecer isolamento térmico e acústico. O produto já possui boas propriedades de isolamento acústico e térmico, mas seu desempenho pode ser aprimorado pela adição de materiais fibrosos, como lã de rocha ou lã de vidro, à placa de gesso para proporcionar absorção de som, atenuação e isolamento e estabilidade, temperatura.

Para atender a essas necessidades, os fabricantes de drywall desenvolveram linhas de produtos especiais para cada situação. Para verificar o índice termo acústico de diferentes tipos de painéis de drywall, a empresa disponibiliza tabelas de desempenho para cada produto.

 

Leia Também: Como projetos 3D podem turbinar seu negócio.

 

Revestimentos de parede

Também contrariando o senso comum, o drywall pode aceitar acabamentos e revestimentos como tinta, textura, cerâmica, azulejo, laminado, madeira, entre outros. Neste caso, a colocação deve ser feita com certa qualidade para garantir a aderência do produto.

 

Materiais muito pesados ​​requerem cantoneiras para distribuir uniformemente a carga nos montantes metálicos.

 

Grupo Lajes: Vantagens de usar drywall

Vantagens de usar drywall

O drywall tem muitas vantagens que o tornam uma das técnicas de construção a seco mais comuns. A primeira vantagem está intimamente relacionada à tecnologia de construção.

 

Como as placas de drywall são usadas industrialmente, elas eliminam a necessidade de materiais de construção como argamassa, cimento e concreto, geram menos resíduos e tornam o trabalho mais limpo, sustentável, simples e rápido de instalar.

 

Além disso, no drywall, outro destaque é a espessura reduzida, que ajuda a otimizar o espaço e é ideal para ambientes apertados.

 

O fato de ser uma estrutura leve também poupa outros processos construtivos, como fundações que dispensam esse reforço e pintura que dispensa um processo de preparação para deixar as paredes mais lisas.

 

O drywall também tem algumas vantagens quando se trata de acabamentos, pois permite uma pintura criativa e um bom formato decorativo. A estrutura otimizada é outro destaque, exigindo menos mão de obra e reduzindo o desperdício de material.

 

O drywall é versátil, pois pode criar divisórias de drywall, tetos de drywall, paredes de drywall e muitas outras aplicações. Devido à sua estrutura, também facilita o processo de passagem de fios elétricos e tubulações hidráulicas.

 

Por fim, vale destacar o isolamento térmico e acústico proporcionado pelo drywall, pois os painéis e perfis do drywall são preenchidos com lã mineral.

 

Existem também linhas específicas para diferentes tipos de situações, você pode conferir os indicadores termo acústicos de diferentes tipos de placas nas tabelas de desempenho de cada produto.

 

Este sistema estrutural também apresenta vantagens quando é necessária alguma manutenção, pois não requer tantos disjuntores quanto a alvenaria.

 

Tipos de placas de drywall

No entanto, para colher todos os benefícios proporcionados, é importante escolher o tipo certo de drywall. Por exemplo, quadros brancos (padrão) são padrão para tetos e paredes em ambientes secos.

Por sua vez, a placa rosa (RF) é resistente ao fogo e ao calor devido à presença de fibras de vidro em sua composição. Geralmente é usado para cooktops.

Por fim, os painéis verdes (RU) representam as zonas úmidas. O gesso que compõe esta placa é misturado com biocidas e aditivos de silicone, tornando-a ideal para banheiros, lavanderias e cozinhas.

Em geral, todos os tipos são compostos por perfis e suportes para gesso cartonado e fita e massa para gesso cartonado. Os perfis de guia são estruturas de suporte horizontais, enquanto os perfis de riser são estruturas de suporte verticais.

Existem também fitas para reforço das juntas dos componentes, massa para acabamento e uniformização dos limites entre os painéis e a lã mineral entre eles, otimizando assim o isolamento termo-acústico.

 

Quanto custa o drywall?

Para calcular o preço do drywall, deve-se considerar o metro quadrado, o que afeta diretamente o tempo de execução e a mão de obra do serviço. Além disso, analise o desperdício de material – por exemplo, equipes de produção acostumadas a usar tecnologia desperdiçam menos produto.

 

Lembre-se, ainda é divertido investir em acessórios para drywall, como chaves de fenda para drywall, plugs de drywall e portas de drywall, se você quiser usar essa técnica.

 

Usos Variados

Além de paredes e tetos, o drywall tem muitas outras aplicações, mas sua versatilidade é pouco explorada pelos profissionais da área. O sistema pode ser utilizado em projetos residenciais, bem como em instalações comerciais ou industriais, novas obras, reformas e retrofits.

 

Enquanto os usos mais comuns dizem respeito à vedação de paredes e tetos internos, o drywall também é uma ótima solução para situações em que você precisa ocultar tubos (eixos), engrossar paredes, tapar aberturas ou reparar algum erro de execução em sua obra.

 

Fácil de manusear e montar, o material também pode ser usado para fixar móveis, painéis artísticos, cortinas e sancas.

 

Instale itens e móveis suspensos em drywall

Um obstáculo que muitos profissionais afirmam estar associado ao uso do drywall é a impossibilidade de pendurar objetos na parede junto com móveis e outros itens.

 

Este é um dos grandes mitos sobre drywall. Em condições adequadas de execução, o sistema pode até receber bancadas embutidas, desde que a média de 60kg/m2 não seja ultrapassada.

 

Acima deste peso, a estrutura metálica deve ser reforçada o suficiente para resistir à carga que receberá (pode ser uma placa de madeira ou metal presa entre dois perfis verticais de aço – o mesmo onde o gesso é apertado).

 

TVs, condicionadores de ar split e outros equipamentos também podem ser instalados na parede de gesso, além de armários suspensos, móveis, quadros e outros objetos.

 

Normalmente, os fabricantes de drywall especificam o uso de buchas de retenção específicas para objetos com peso de até 10kg. Para elementos com peso entre 10kg e 40 kg, deve ser utilizada uma bucha fixa à coluna.

 

Dificuldades com instalações elétricas/hidráulicas

Outro problema comum do drywall é que ele não permite a passagem de instalações hidráulicas, elétricas e de telecomunicações. Ao contrário do que se pensa, o drywall permite a introdução de eletrodutos e tubulações pelo interior de sua estrutura, por meio de um sistema de fixação de pólvora no teto, ou por aparafusamento em perfis de aço galvanizado.

 

Esta é ainda uma grande vantagem de usar drywall porque se algo der errado com essas unidades, elas são facilmente acessíveis para fazer os reparos necessários sem quebrar a parede inteira.

 

Custo

“Drywall é mais caro que alvenaria”. Costuma-se dizer que construir com drywall é mais caro do que construir com tijolo. Para uma avaliação adequada, além do custo do material, outros pontos devem ser analisados, incluindo tempo de execução, mão de obra e desperdício de material. Nesse caso, o drywall tem vantagens em todos os aspectos.

 

Por ser um material de instalação rápida e fácil, além de um acabamento de alta qualidade, o tempo de construção do drywall é bastante reduzido em relação à alvenaria.

 

Como o drywall pode ser facilmente quantificado a partir de um projeto, o material pode ser utilizado de forma mais racional, evitando desperdícios e custos extras. A execução é muito limpa e os custos de remoção de detritos resultantes são significativamente menores.

 

A alvenaria produz cerca de 20% dos resíduos de construção, enquanto o drywall produz apenas 5%, e seus resíduos são 100% recicláveis.

 

Conclusão

O drywall consiste em uma estrutura de aço galvanizado de alta resistência, fixado com parafusos em ambos os lados. Possuem dimensões precisas e são projetadas para suportar com segurança equipamentos como portas, armários e prateleiras. São mais flexíveis que a alvenaria e podem fornecer soluções criativas.

 

Quando o assunto é montagem, drywall significa rapidez e limpeza, pois são gerados pouquíssimos entulhos durante a execução. Além disso, oferece excelente qualidade de acabamento. As paredes proporcionam uma superfície lisa que aceita qualquer tipo de acabamento, seja pintura, azulejo, azulejo ou mármore, etc.

 

A manutenção e a renovação são mais fáceis do que as paredes normais. Seções elétricas e hidráulicas passam pelo interior da parede, agilizando o acesso. Por exemplo, em caso de vazamento de água, basta fazer um corte na folha e o encanamento pode ser reparado. Em seguida, sele as paredes com a mesma folha de metal. Profissionais dedicados completam o serviço em um dia, eliminando quebras e evitando sujeiras e transtornos.

 

Outra vantagem da tecnologia drywall é que ela pode ser usada perfeitamente em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. Nesse caso, recomenda-se folhas verdes com umidade e agentes antifúngicos. Portanto, a impermeabilização segue procedimentos básicos, assim como qualquer área de alvenaria úmida.

 

Embora as paredes não sejam tão fortes, isso não é menos confortável ou protetor. Além de proporcionar excelente isolamento acústico, as propriedades do drywall também auxiliam no controle da temperatura. Desta forma, o ambiente é fresco no verão e quente no inverno.

 

O melhor de tudo é que o drywall tem boa resistência em caso de incêndio. Em áreas que exigem mais proteção, são colocados painéis especiais resistentes ao fogo.

 

Agora que você sabe mais sobre o drywall, siga nosso perfil no Instagram para saber sempre quando são postados artigos novos.

 

Caso queira saber mais sobre nossos serviços, basta entrar em contato.

 

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat