Grupo Lajes: Qual diferença entre concreto usinado e concreto virado

É comum existir essa dúvida sobre a diferença entre concreto usinado e concreto virado. Nós do Grupo Lajes, situados em Maringá e no Paraná, trabalhamos com a melhor performance em relação à concretagem de construção civil.

 

Nesse artigo vamos explicar um pouco mais sobre essa diferença entre esses dois tipos de concreto.

 

Diferença entre concreto usinado e concreto virado

Primeiro, no canteiro de obras, o concreto usinado, também conhecido como concreto misturado em lote, tende a ser melhor e mais previsível em qualidade do que o concreto misturado manualmente.

 

As grandes empresas de construção recorrem ao betão pronto para perceber as vantagens financeiras e técnicas associadas a este material. Mas em projetos menores, a opção do local para o concreto ainda domina.

 

É uma cultura, mas vale lembrar que o concreto pronto tem vantagens em termos de custo-benefício, mesmo que não haja benefícios econômicos diretos. Hoje, as grandes empresas de concreto oferecem soluções não só para projetos de grande porte, mas também para projetos menores, lembra. Vale ressaltar que no concreto industrial, a resistência necessária é garantida.

 

Confira a seguir quatro diferenças entre o concreto usinado e o concreto virado em obra, importantes também para obras de pequeno porte.

 

Homogeneidade

Este é um dos importantes fatores de diferenciação entre concreto pronto e concreto in situ. No caso do concreto dosado, maior é a homogeneidade, antes de mais nada, devido ao rigor da indústria na seleção e medição dos insumos utilizados na produção.

 

Comparado com o caminhão betoneira, a energia de mistura no caminhão betoneira faz com que o concreto tenha melhor homogeneidade.

 

Traço do concreto

Além disso, em concreto torneado em campo, a aplicação é fracionada e várias massas precisam ser criadas. No concreto pronto, a aplicação é feita de uma só vez, permitindo um concreto mais rápido e uniforme.

 

Enquanto no concreto usinado os insumos são pesados ​​eletronicamente em silos, no turnaround os componentes são medidos em caçambas de forma mais empírica, o que permite que as empresas de concreto obtenham traços mais precisos para atender às especificações do projeto estrutural.

 

Um ponto particularmente crítico é o controle da quantidade de água. Se essa adição não for controlada sistematicamente, é possível obter concretos com resistência inferior à esperada, comprometendo a qualidade e durabilidade da estrutura.

 

Leia Também: Tipos de Concreto: Quais são e onde utilizar?

 

Custos do concreto usinado e concreto virado

A comparação de custos entre as duas soluções deve ser feita de forma ampla e razoável. No caso do concreto usinado, todos os desenvolvimentos tecnológicos na área de aditivos permitem a produção de concreto com resistência superior à do concreto torneado em campo a um custo direto significativamente reduzido.

 

Deve-se levar em consideração também que o concreto feito no canteiro de obras demanda mais tempo e mais mão de obra para executar os componentes, o que também afeta a produtividade e os custos globais.

 

Espaço no canteiro

Projetos com concreto usinado podem economizar espaço para armazenamento de insumos como areia e brita. Em locais urbanos, as restrições de espaço são uma questão a ser gerenciada, o que acaba sendo uma vantagem importante, pela forma de manuseio e claro espaço.

 

Gostou do artigo? Siga nossas redes sociais para mais conteúdos e assim você fica sabendo quando postarmos novos artigos.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat