Grupo Lajes: Como instalar chuveiro

Para entregar um novo projeto em movimento, antes de um chuveiro queimado ou com defeito: todo mundo, em algum momento da vida, tem que saber instalar .

 

Embora isso possa parecer simples para alguns, existem alguns cuidados para garantir o bom funcionamento, e o mais importante, sua segurança.

 

Se você está se perguntando como instalar ou substituir um chuveiro de alta pressão em sua casa para saber o que fazer em caso de emergência, verifique isso.

 

Adeus aos que dão choque, que não esquentam ou que está começando a ficar com cheirinho de fio queimado!

 

Escolha o chuveiro certo

Existem vários modelos no mercado. Os mais comuns são os elétricos, mas também há opções de chuveiros metálicos para aquecimento a gás e solar. Quando se trata de chuveiros elétricos, existem opções muito diferentes, tanto em termos de preço quanto de funcionalidade.

 

Na hora de escolher o melhor modelo para o seu trabalho, é importante considerar fatores como conforto e bem-estar. Como a hora do banho é um momento de relaxamento, é importante que o banho proporcione um banho agradável e prazeroso.

 

Isso pode ser visto nos jatos de água e no controle de temperatura proporcionado .

 

Em termos de informação técnica, para além do preço e qualidade do produto, importa referir que o produto está da de tensão correta para a instalação eléctrica da casa.

 

Existem chuveiros de 110V a 220V. Esta informação pode sempre ser encontrada na embalagem do produto ou no site onde foi adquirido.

 

Outros detalhes que você precisa prestar atenção incluem:

 

Potência (Watts): Modelos de baixa potência tendem a ser mais acessíveis ao mercado, mas geram menos calor e queimam mais facilmente;

 

Compatibilidade entre chuveiro elétrico e parte do cabo, corrente do disjuntor e outros itens técnicos;

 

Características do imóvel: Se a pressão da água no prédio não for alta, é melhor escolher um chuveiro pressurizado com abertura grande;

 

Econômico: Lembre-se de levar em consideração o custo  e o consumo de eletricidade em sua conta de eletricidade.

 

Leia: “Hidráulicas: As principais conexões industriais”

 

Ferramentas necessárias

Para instalar corretamente, os materiais e ferramentas corretos devem ser separados. Em geral, você precisará das seguintes ferramentas e materiais necessários:

 

fita de vedação de rosca;
chave Phillips;
Chave de fenda;
chave de teste;
Fita isolante ou conectores elétricos;
braçadeira;
escadas;
chuveiro com voltagem adequada;
mangueira;
tubulação;
suporte de mangueira;
redutor de pressão.

 

Como instalar chuveiro elétrico?

Munidos das ferramentas necessárias, agora mostraremos passo a passo como instalar um chuveiro elétrico em sua obra.

Passo 1 – Desligar

Primeiramente, o primeiro passo é tornar a instalação de um chuveiro de hidromassagem uma atividade segura para você ou para o profissional que exerce essa função.

 

Então vá até o painel elétrico e desligue o disjuntor do chuveiro elétrico.

 

Como dica extra de segurança, recomendamos colocá-lo no filtro de linha ou alertar todos os moradores, ou funcionários para não tocar no painel para evitar a abertura acidental do disjuntor durante a instalação.

Etapa 2 – Teste de potência

Mesmo com o disjuntor do quadro elétrico desligado, recomendamos uma segunda etapa para verificar se realmente não há energia chegando ao circuito do chuveiro. Para isso, os profissionais devem ter um interruptor de teste de néon ou detector de tensão.

 

Passo 3 – Inicie a instalação

Para começar, você deve começar montando seu chuveiro elétrico. Antes de comprar um chuveiro, certifique-se de saber com antecedência a tensão da rede: 127V ou 220V, seção transversal do cabo e amperagem do disjuntor.

 

Sabendo disso, você deve informar na embalagem do chuveiro se ele é compatível com as funcionalidades da rede.

 

No corpo do chuveiro, instale o tubo do chuveiro e vede a fita através da rosca para evitar vazamento de água.

 

Passe a fita veda-rosca no sentido horário e gire aproximadamente 5 a 8 voltas. Em seguida, instale o corpo do chuveiro no tubo (também conhecido como braço do chuveiro). Lembre-se também de passar a fita veda-rosca pelos dutos do braço do chuveiro antes de instalá-lo na parede.

Passo 4 – Repare o chuveiro

Instalar um chuveiro na parede é simples. Antes de instalar o chuveiro, limpe as roscas na parede e passe a fita veda rosca no sentido horário, cerca de 5 a 8 voltas.

 

Em seguida, aparafuse o braço do chuveiro na parede. Mantenha-o estável, mas não o force.

 

Certifique-se também de que o chuveiro esteja alinhado para que a água caia diretamente.

Passo 5 – Redutor

Dependendo da pressão da água do imóvel, esta é uma etapa que pode ser incluída na instalação de um chuveiro de hidromassagem. Esta é uma etapa extra, pois cada compilação será diferente.

 

Um redutor de pressão é instalado para evitar danos ao equipamento pela pressão da água.

 

Trata-se de um pequeno objeto, semelhante a um disco, com um pequeno orifício no centro, colocado na entrada de água do aparelho. Isso ajuda a aliviar a pressão nos encanamentos que são muito pressurizados no chuveiro.

 

Veja Também: 

Passo 6 – Conexões Elétricas

Como vimos anteriormente, você deve verificar se o medidor do cabo de alimentação e o disjuntor são da mesma fonte de alimentação do chuveiro. Nesta etapa, determine também se o fio terra está conectado ao sistema de aterramento.

 

Para simplificar, recomendamos o uso de conectores de porcelana. Um modelo muito útil é o conector de porcelana de 10mm² para conexões de 3 fios.

 

No primeiro parafuso você tem que colocar o cabo do chuveiro, no parafuso central você coloca o fio terra e no terceiro parafuso outro fio do chuveiro.

 

Nesse caso, o sistema de aterramento geralmente é o cabo verde. Para segurar firmemente o fio no conector, use uma chave de fenda Phillips.

 

Do outro lado, você tem que parafusar o fio de alimentação (fio vermelho) e outro fio terra (fio verde) no meio.

 

Para esta conexão, descape as pontas dos fios e conecte cada fio um por um. Lembre-se: o quadro elétrico deve estar fechado.

 

Os cabos também podem ser conectados com fita isolante. Se esta for sua escolha, lembre-se de selar bem as conexões dos fios.

 

Conclusão e Teste

Depois de instalar seu chuveiro elétrico, é hora de finalizá-lo e testar se está funcionando corretamente.

 

Para finalizar, existem várias soluções para embutir a fiação em caixas de junção elétricas na parede. É importante proteger as conexões para que não entrem em contato direto com a umidade.

 

Então você também pode conectar a mangueira do e aparafusar alguns suportes na parede.

 

Para verificar se está tudo ok, vá até o quadro elétrico e ligue o disjuntor. Em seguida, abra a válvula do chuveiro a uma temperatura “fria” para testar se está funcionando corretamente.

 

Em seguida, feche, ajuste a temperatura e reabra a válvula do chuveiro. Desfrute do melhor banho de sempre.

 

Instalar um chuveiro não é nenhum mistério, mas como é uma atividade que envolve eletricidade, é preciso ter muito cuidado. Use o equipamento de proteção individual de um eletricista e siga as etapas corretamente.

 

Acompanhe nossas redes sociais, para saber quando lançamos novos artigos, caso precise de ajuda entre em contato conosco.

 

Category
Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat