Canteiro de Obras Como Organizar

Quem atua no ramo da construção civil sabe a importância que é trabalhar com produtos de qualidade. Afinal de contas, o tipo de material utilizado influencia diretamente no resultado das obras, fortalece o nome da empresa no mercado e ganha maior confiança no relacionamento com os novos e futuros clientes.

É de extrema importância que haja um planejamento em seu canteiro de obra, independentemente do tamanho. Basicamente o canteiro de obra consiste em um espaço determinado para o armazenamento de todos os materiais que serão utilizados na sua obra, desde pregos e parafusos, até cimentos e blocos. O espaço pode ser simples, pois ele é temporário e será utilizado apenas durante a obra, por isso recomendamos que procure fazê-lo com materiais que não possuem um alto custo e, se possível, faça coberto e de fácil acesso para todos os colaboradores.

O Grupo Lajes traz nesse artigo dicas indispensáveis para isso. Vamos lá?

O que é um canteiro de obras?

O canteiro de obra é a área de trabalho temporário onde serão desenvolvidas as operações de apoio para execução da obra. Ele deve ser organizado de forma a maximizar a eficiência dos trabalhos e serviços que serão realizados na construção, além de garantir a segurança e conforto da equipe da sua obra.

Um bom canteiro de obra deve considerar:

– Layout e logística

– Barracão da obra

– Estoque de materiais

– Limpeza e organização

 Veja alguns dos principais benefícios de um bom canteiro de obras:

 – Minimização do desperdício de material e da geração de resíduos;

– Permite a fácil e segura circulação para a equipe envolvida na obra;

– Possibilita maior produtividade e minimiza custos;

– Potencializa a lucratividade do projeto.

 Tipos de espaços de canteiros de obras:

De acordo com o porte e a complexidade da obra, o canteiro de obras pode exigir a construção de diferentes espaços. Conheça a seguir cada um deles e entenda como podem ajudar você a garantir a organização e aumentar a eficiência na obra.

 

– Depósito de ferro: é o local, ao tempo, usado para a guarda dos ferros destinados à armação do concreto. De preferência, deve ter cobertura e ficar próximo da área de dobragem de ferros.

– Central de corte e dobragem de ferro: é a área destinada à produção de armações. Na disposição dos espaços, tente deixá-la próxima ao depósito de ferro.

– Depósito de madeira: espaço (tipo barracão) destinado ao armazenamento e abrigo do madeiramento. O depósito pode também ficar dentro do próprio almoxarifado.

– Carpintaria: neste espaço são produzidas as formas de concreto, madeiramento da cobertura, entre outros, de modo que o principal equipamento usado é a serra circular.

– Alojamento e refeitório: são espaços de vivência nos quais os trabalhadores repousam, fazem as refeições e interagem. A estrutura de cada área é regulada pela NR-18.

– Escritório: empreendimentos de grande porte podem requerer um verdadeiro escritório de obras que permita à equipe executar os serviços administrativos e de controle técnico. O espaço é ideal para manter plantas e diário de obras, fazer o controle de ponto do pessoal, bem como ter uma estrutura com telefone instalado e ponto de acesso à Internet.

– Depósito de areia: destinado à armazenagem de areia para construção. É um local aberto destinado à concentração dos agregados miúdos usados para o concreto, argamassas para alvenaria ou revestimento. De preferência, deve ser próximo das centrais de preparo de concreto ou argamassas.

– Depósito de britas: é um local ao tempo onde a pedra britada deve ser reunida, por isso, deve ficar próximo da central de preparo de concreto e do depósito de agregado graúdo destinado ao concreto.

– Central de preparo do concreto: este espaço pode ser uma instalação complexa em obras de maior porte ou apenas uma betoneira destinada à mistura dos ingredientes do concreto.

– Tapume: destinado ao fechamento do canteiro de obras, de modo a impedir a entrada de pessoas não autorizadas, bem como a saída indevida de materiais e equipamentos da obra. Comumente, costuma ser feito com uma parede ou cerca de madeira.

– Casa de vigia: é o local de trabalho do empregado responsável pela vigilância da obra. Pode ser construída uma guarita simples.

– Almoxarifado: é o espaço destinado para o armazenamento do material, o controle e a distribuição para a obra. Normalmente, é construído um barracão no qual guardados os materiais que não devam ficar expostos como, por exemplo, cimento, gesso, condutores elétricos, ferragens, tintas, portas, janelas, grades, entre outros.

– Sanitário: destinado ao uso do pessoal que trabalha no canteiro, inclusive para banho. Pode ser feita uma construção provisória própria ou integrar parte do almoxarifado, ou do escritório.

 Por que é importante ter um canteiro de obras organizado?

1) A organização no canteiro de obras traz segurança

De pedestres aos trabalhadores, um canteiro de obras limpo e organizado é garantia de segurança. Alguns exemplos do que é preciso fazer:

– Descartar apropriadamente substâncias tóxicas, químicas e outros materiais perigosos

– Organizar equipamentos e materiais e não deixá-los espalhados

– Garantir que tratores e outros veículos não machuquem ninguém

– Guardar os materiais em locais seguros

– Proteger o canteiro de obras com tapumes e barreiras, para que pessoas não autorizadas fiquem fora do local

 2) A organização no canteiro de obras garante uma boa reputação

O canteiro de obras é o cartão de visitas de sua empresa. Apresentar um local limpo e organizado certamente vai impressionar os visitantes e ajudar a fechar novos negócios, sobretudo em regiões de alto poder aquisitivo.

 8 Dicas para organizar efetivamente o seu canteiro de obras:

1) Layout e logística

Recomendamos que você faça um “projeto” para definir o melhor layout do canteiro da sua obra. Não precisa ser um projeto muito elaborado, uma folha desenhada com caneta já resolve. canteiro de obras não terá um layout fixo durante toda a construção, a sua organização mudará com o avanço da obra.

 2) Barracão da obra

O barracão de obra pode ser construído ou alugado e deve ter espaço para o armazenamento de materiais, equipamentos, escritório, vestiário e banheiros para os funcionários.

 3) Estoque de materiais

O modo de armazenar equipamentos e materiais de construção é muito importante, pois confere agilidade nas tarefas, maior segurança para os funcionários e menores perdas de materiais.

 4) Estoque de materiais

O modo de armazenar equipamentos e materiais de construção é muito importante, pois confere agilidade nas tarefas, maior segurança para os funcionários e menores perdas de materiais.

 5) Limpeza e organização

Manter o seu canteiro de obra limpo e organizado é fundamental para aumentar a eficiência da equipe e evitar acidentes. Peça para o seu pedreiro remover diariamente os entulhos e restos de materiais para manter o canteiro sempre limpo e organizado.

 6) Materiais específicos precisam de atenção

Para manuseio do aço na obra é necessário adotar rotinas relacionadas ao recebimento no canteiro, passando pelo corte planejado, a montagem e o controle das sobras geradas. A criação de uma central de montagem é uma boa solução para reduzir os custos e melhorar o padrão de qualidade.

 7) Funcionários devem estar devidamente protegidos

Não deixe que os funcionários esqueçam de utilizar equipamentos de segurança como: capacetes, luvas, máscara descartável e calçado adequado. Eles são fundamentais para que os acidentes não aconteçam e olha que se tratando de uma obra, isso não é difícil.

 8) Uma ajuda a mais

Se possível, contrate alguém (pode ser um arquiteto ou engenheiro) para o planejamento e administração de materiais e obras, isso permite reduzir o desperdício, que chega a representar um custo adicional de 12% do valor da obra.

 

 Logística interna do canteiro de obras

Para facilitar o fluxo e a logística do canteiro de obras é necessário avaliar quais as condições do canteiro e de que forma os materiais serão transportados. O uso correto dos equipamentos para movimentação segura e rápida de cargas e trabalhadores é determinante para garantir a produtividade em obras, já que um bom tempo da obra é voltado para o transporte de pessoas e materiais.

O mercado oferece equipamentos para transporte horizontal e vertical. Entre os horizontais destacam-se as giricas, pórtico, carrinhos porta-palete, tratores, Dumper e Bobcat. Já os verticais são as gruas, os guinchos, elevadores (de cabo e cremalheira), guindastes e equipamentos de bombeamento de concreto ou argamassa.

 

Gostou do nosso artigo? Agora você sabe como organizar com maestria seu canteiro de obras.

Para se manter sempre bem informado, acesse sempre nosso blog.

Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat