Grupo Lajes: Dicas para instalar caixa d'água

Embora simples, o tanque deve ser instalado corretamente, seguindo todas as regras e utilizando todos os mecanismos que permitem que ele seja limpo, derramado e operado adequadamente. Confira 3 dicas imperdíveis para uma instalação adequada de caixa d’água!

Onde fazer furos para instalação hidráulica?

Uma dúvida que pode surgir durante a instalação hidráulica é que o tanque não é perfurado onde é necessário. A maioria dos modelos do mercado possui furos, o que facilita o uso da serra copo. Além disso, use o gabarito no flange para delinear a área a ser perfurada.

 

Montagem de flange simples

Uma dúvida muito comum é qual lado do flange de montagem está correto. Depende do tipo de conexão que você está usando. Em tubos rosqueados, instale o flange por dentro. Se estiver usando tubo soldável, instale o flange do lado de fora. Não se esqueça de apertar o suporte para evitar vazamentos.

 

Leia também: Hidráulicas, as principais conexões industriais

 

Onde fica a porta de overflow?

Comumente conhecido como ladrão, todo tanque deve ser equipado com um transbordamento. Uma observação importante: a saída do ladrão deve ser visível aos moradores para servir de alarme para problemas com a caixa à prova d’água, como boias quebradas ou conexões defeituosas e transbordamentos.

 

Dicas de bônus

Não se esqueça de instalar o tubo de limpeza junto com o transbordamento, isso é obrigatório de acordo com as normas de instalação. Para a limpeza do reservatório de água, este deve ser limpo a cada 6 meses.

 

Qual é a diferença entre um tanque de água e uma caixa d’água?

Um tanque é um sistema de armazenamento de água para abastecimento público de água. Normalmente, o abastecimento de água vem da rua.

 

Tanques ou cisternas são cisternas que reaproveitam a água da chuva, por isso são instaladas ao ar livre. Vale lembrar que o tanque é usado no subsolo e o tanque fica em cima.

 

Essa água armazenada pode ser usada para lavar o quintal, usar o banheiro, limpar pisos, regar plantas e muito mais.

 

A fonte de água do tanque é usada para tudo na casa: lavar louça, cozinhar, tomar banho, máquina de lavar, etc.

 

Além da caixa d’água, é importante ter cuidado com a caixa d’água para evitar a contaminação da água ou evitar água parada para prevenir a dengue.

 

Vazamento da caixa d’água

Vazamentos são um dos principais problemas que podem ocorrer em um tanque se a instalação falhar ou se componentes como flutuadores falharem.

 

Este problema pode ser percebido quando há um aumento inexplicável no consumo de água, infiltração, transbordamento de água da tampa ou mesmo quando a água continua a fluir após o fechamento da válvula.

 

Quando um vazamento é percebido, é importante determinar a causa e ter um profissional para avaliar o que é necessário para corrigi-lo.

 

Se ocorrer um vazamento porque o tanque está recebendo mais água do que o limite, talvez seja necessário apenas substituir a boia.

 

Outros problemas da caixa d’água

Além dos vazamentos, outro problema que pode ocorrer com um tanque é a baixa pressão da água.

 

Outro ponto é que a baixa pressão da água também pode estar relacionada à altura do tanque em relação à saída de água. Se isso acontecer em sua casa, você notará água “fraca” saindo da torneira, chuveiro ou demorando muito para encher o vaso sanitário.

 

Chuveiros elétricos e máquinas de lavar podem até não funcionar por falta de pressão. A causa desse problema pode ser um vazamento, mas também pode ser o resultado de canos sujos ou fluxo de água bloqueado.

 

Em casos simples, pode ser necessário apenas desatarraxar a torneira para verificar se algo está entupindo o cano. Se houver, basta limpá-lo corretamente.

No entanto, antes de tentar consertar você mesmo, é melhor procurar ajuda profissional.

Para conhecer mais dos nossos produtos, entre em contato. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Category
Tags
No Tag

Comments are closed

WhatsApp chat