Grupo Lajes: 4 Dicas para Escolher Melhor os Materiais de Construção

4 dicas para escolher melhor os materiais de construção

 

Todo cuidado é pouco na hora de construir, e a escolha certa dos materiais que serão utilizados em uma obra representa grande parcela do sucesso que essa construção terá. Por isso, os diretores de construtoras e os administradores da área comercial devem observar certos critérios quando forem escolher o material necessário para a obra.

Os materiais de construção influenciam muito no resultado final da obra, e nós do Grupo Lajes, como especialistas na entrega dos melhores produtos e materiais para construção, decidimos dar algumas dicas de como escolher o material certo na hora de iniciar sua obra, já que uma boa obra necessita de durabilidade, aparência, segurança e funcionalidade.

Saiba o que você precisa conferir:

O ciclo de vida

Quando falamos de ciclo de vida, estamos falando do desempenho e da durabilidade de um material. Quanto tempo o material leva para começar a degenerar, a entrar em processo de ineficiência? Qual o seu tempo de vida útil?

Cimento e areia, por exemplo, são materiais que podem chegar ao empedramento se comprados muito antes do início da obra, e para que essa situação seja evitada devem ser um dos últimos materiais a serem comprados, bem próximo a data de início do projeto.

Já os tijolos devem ser bem selecionados, evitando a compra daqueles que apresentam fissuras e poderão perder a utilidade em menos tempo.

Propriedades físicas

Conhecer as propriedades físicas do material ajuda muito a entender o conforto, segurança, resistência e durabilidade da obra. Um material durável é aquele que não necessita de constantes substituições, nem de manutenções frequentes e cujo tempo de vida útil é muito longo ou mesmo indeterminado (para instalações elétricas, por exemplo, o ideal é usar cobre e não ferro inoxidável).

Já a resistência é fundamental para garantir que a estrutura da construção ficará firme e confiável. A resistência ao fogo é outra qualidade que o material deve apresentar a fim de minimizar as possibilidades de incêndios e proteger a edificação contra eles.

A capacidade térmica ideal contribui para melhor eficiência do projeto e para oferecer mais conforto ao cliente final, evitando calor ou frio excessivos e diminuindo os gastos com energia.

Marca

A marca pode influenciar bastante na qualidade do material. Opte pelas marcas mais conhecidas, consagradas no mercado, ou por aquelas que sejam mais novas, mas que possuem boa reputação entre os consumidores.

Peça indicações de obras realizadas com qualidade, ouça profissionais da área e o que acham sobre o material que está pensando em comprar. Nessa hora, a marca faz sim total diferença na qualidade e durabilidade do seu projeto.

Sustentabilidade

 

É importante certificar-se de que os materiais adquiridos não vão causar danos à natureza. A economia sustentável procura alicerçar todas as suas obras e atividades em estratégias, técnicas e produtos que gerem menos impacto sobre o meio ambiente. Nessa hora, você deve considerar a capacidade do material de ser reutilizado ou reciclado e o tempo de decomposição.

O aço inoxidável é um bom exemplo de material adequado para as instalações hidráulicas e outras finalidades, pois não agride o meio ambiente e tem uma vida útil longa.

Concluindo, ter critérios para a escolha do seu material de construção é fundamental para o bom desempenho da sua obra. Por isso, avalie com calma, não se apegue muito aos preços, tendo em vista que o barato pode ser muito mais caro.

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso aos melhores conteúdos da construção civil.

Lembrando que o Grupo Lajes é o melhor parceiro para a sua obra, fornecendo os melhores materiais para diversas áreas da construção civil. Confira todos os nossos produtos em nosso site e tenha a melhor experiência dentro do seu projeto.

 

Tags
No Tag

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat